Confea apresenta sistema de Ouvidoria

25 de setembro de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Ouvir críticas e trabalhar para que sejam criadas soluções inerentes a essas reclamações. Este é o papel da Ouvidoria do Confea. Diferentemente dos serviços de atendimento ao consumidor, a Ouvidoria do Confea funciona como última instância para solução de problemas do público externo do Confea, que engloba profissionais, instituições de ensino, entidades de classe e a sociedade em geral.

A explicação foi dada na tarde dessa terça-feira (23), durante a apresentação da Interativa – Ouvidoria Nacional do Confea. Na abertura do evento, o presidente do Confea, eng. civil Marcos Túlio de Melo, ressaltou que uma das questões fundamentais na implantação da Ouvidoria é a busca por correções e aprimoramentos nos processos administrativos do Confea. “A Ouvidoria vai trazer transparência na relação do Confea com seu público externo e interno”, afirmou Túlio.

Já a Ouvidora Nacional, relações públicas Sandra Castro, ressaltou que, além de transparência de gestão e solução de conflitos, um papel da unidade é o de dar valor à relação institucional e social no âmbito do Sistema Confea/Crea. “Para isso, é necessário que integremos as ouvidorias de todos os Creas à nossa equipe. Hoje, temos 16 Creas, cujas ouvidorias estão em pleno funcionamento”, afirmou Sandra, que diz ter a intenção de padronizar os sistemas de ouvidoria implantados pelos Regionais, além de motivar a instalação de ouvidoria nos Creas que ainda não disponibilizam este serviço. “A idéia é um pouco audaciosa, já que contará com a aprovação dos presidentes de cada Regional”, concluiu.

Engenheira civil e integrante da equipe Elisete Silva explicou a diferença entre as denominações Ouvidoria e Interativa. O nome “Ouvidoria Nacional do Confea – ONAC” foi estabelecido por uma Portaria do Confea e, portanto, é a denominação utilizada formalmente. “Interativa é o conceito no qual a Ouvidoria do Confea se sustenta”, explicou Elisete.

Saiba mais sobre como funciona Onac acessando a página do Conselho Federal: www.confea.org.br

*Beatriz Leal
Equipe de Comunicação do Confea