Crea-MT moderniza sistema e implanta todos os serviços on-line

3 de setembro de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Começa a operar, dia 15 de setembro, o novo sistema corporativo do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT). Batizado “Apolo” foi desenvolvido utilizando o banco de dados SQL Server, da Microsoft, escrito em linguagem Java sobre uma plataforma Web.

O gerente de Tecnologia e Informação do Conselho, Ademir José de Moraes, explica que “assim o Crea Mato Grosso estará com seu sistema corporativo (intranet) atualizado tecnologicamente e capacitado a atender às necessidades operacionais do Conselho, podendo ainda criar novas facilidades aos profissionais, como a emissão de boleto bancário e certidões negativas de débito”, disse.

Com essa modernização administrativa, o Crea-MT estará mais próximo do profissional que poderá acessá-lo pela internet a qualquer hora, como um “CREA 24 horas”, define Ademir.

De acordo com o presidente do Conselho, Engenheiro Civil Tarciso Bassan, o profissional deve comemorar pois a novidade já foi aplicada pelo Crea do estado do Rio Grande do Sul e em breve a ART On-line, agora implantada nesses dois estados servirão de modelo para uma padronização nacional.

“Tudo o que é novo inicialmente gera preocupação e ansiedade. E, não poderia ser diferente em se tratando de nosso novo sistema corporativo – Apolo, que foi concebido e gerado num conceito totalmente novo pelo Crea do Rio Grande do Sul, fundamentado nas mais modernas metodologias de desenvolvimento, com funcionalidades baseadas na internet e método incremental”, informou o presidente.

Diante disto, é grande a expectativa tanto para a diretoria e funcionários do Crea-MT, quanto para os profissionais. “Fomos buscar uma metodologia moderna pensado em um melhor atendimento para quem o utilizará. Acreditamos estar implantando um sistema que durante os próximos meses se consolidará, agilizando os procedimentos e satisfazendo plenamente os profissionais”, enfatizou Bassan.

Desenvolvido pelo Crea-RS, o Regional de Mato Grosso será o segundo a implantar um modelo de ART que está sendo desenvolvido pelo Confea em breve será padronizado no país. Integrantes do projeto ART, que tem como um de seus objetivos elaborar os anexos da resolução do Confea que reformula a Anotação de Responsabilidade Técnica (resolução 1023), reuniram-se, nessa terça-feira (02.09), em Brasília, com presidentes e representantes de oito Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia para avaliar os trabalhos do projeto.

Esses anexos tratam do novo formulário da Anotação de Responsabilidade Técnica, que será unificado em todo o país, gerando uma base de dados sobre as atividades da área tecnológica no Brasil. Os anexos também definirão informações que devem constar nos atestados de capacidade técnica, documentos, que vinculados à Certidão de Acervo Técnico (CAT) do profissional, permitem às empresas a participação em licitações.

“Por isso só temos o que comemorar pois estamos modernizando o Crea-MT e sendo também pioneiros”, avaliou Bassan.
ART – Em função da migração do sistema, a ART atualmente utilizada, que antes era retirada junto ao Crea, não mais será distribuída e terá validade para ser recolhida. A partir do dia 15 deste mês os profissionais o Crea-MT estará enviando uma nova senha a todos os profissionais recadastrados do Estado, bastando para tanto conectar-se à internet e acessar o site do Conselho para obter a ART e conseqüentes facilidades.

*Rafaela Maximiano
Ascom/Crea-MT