Presidente do Confea abre encontro de engenheiros e arquitetos da Caixa Econômica Federal

28 de agosto de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Planejar o futuro do país e resgatar a cultura técnica entre os brasileiros. Essa foi a mensagem do presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, aos engenheiros e arquitetos da Caixa Econômica Federal durante a abertura do III Encontro Técnico da Associação Nacional de Engenheiros e Arquitetos da Caixa (Aneac), nesta terça-feira, no Hotel Kubitschek Plaza, em Brasília.

O encontro, que reúne cerca de 80 profissionais, discutirá até sábado, a gestão de obras públicas no Brasil. Marcos Túlio ressaltou que o país perde muito dos seus recursos quando são executadas, por exemplo, licitações de obras sem projeto, ou com um material que sequer pode ser considerado um estudo preliminar. “A obra acaba paralisada pelos órgãos de fiscalização e o país deixa de oferecer bem-estar aos cidadãos”, argumentou o presidente do Confea.

A platéia também ouviu do presidente do Confea uma análise retrospectiva sobre as carreiras tecnológicas no Brasil, da década de 80 até o momento atual, em que essas profissões recuperam valor, impulsionadas pelo aquecimento da economia. “Engenheiros largaram seus projetos e foram parar até na bolsa de valores. Agora é um momento não só de revalorização profissional, mas de resgatar a cultura técnica no Brasil, melhorando as construções e as soluções para a população. Os engenheiros e arquitetos da Caixa Econômica têm essa oportunidade, pois acompanham a execução de muitas obras públicas. É uma chance de fortalecer o movimento pela ética na engenharia”, completou.

*Por Thiago Tibúrcio
Equipe de Comunicação do Confea