Curso aborda a falta de acessibilidade nas grandes cidades

28 de julho de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

“A acessibilidade está ligada à segurança das pessoas, a aprender a conviver com as diferenças e a garantir a todos, o direito de ir e vir nas grandes cidades”. Foram com essas palavras que o arquiteto e urbanista José Antonio Lanchoti, iniciou sua palestra sobre acessibilidade e mobilidade urbana, na manhã desta segunda-feira (28.07), no plenário Rubens Paes de Barros Filho, na sede do Crea-MT, em Cuiabá.

Vídeos do Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana e casos reais de pais que dedicam a vida ao desenvolvimento de filhos que possuem deficiência também foram utilizados como estratégia para sensibilizar o público. “Na verdade, todos precisam de acessibilidade, este não é um tema restrito a pessoas portadoras de necessidades especiais. Todos nós envelheceremos e teremos dificuldades para ver ou caminhar, por isso a importância do tema”, explicou Lanchoti.

De acordo com o palestrante, a utilização de cadeiras de rodas, muletas, óculos que simulam catarata, peso nos braços e pernas simulando o caminhar de um idoso, faz com que as pessoas sintam na pele a dificuldade de viver em uma cidade com barreiras.

Durante o curso também foi debatido o Decreto-Lei 5.296, de dezembro de 2004, que especifica as normas para que a acessibilidade seja colocada, em prática nos municípios. “Nesse ponto nossos gestores precisam estar atentos para não descumprirem a lei”, alertou Lanchoti.

Integrantes das secretarias de Obras das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande e dos Ministérios Públicos Estaduais e Federais também foram convidados a participar do curso uma vez que aprovam e fiscalizam obras e projetos nas cidades. O objetivo é que os profissionais estejam mais atentos às necessidades apresentadas. As novas obras precisam passar por inspeções e as edificações antigas terão que planejar o cumprimento das leis.

O curso que aborda conceituação, legislação e aplicação sobre acessibilidade e mobilidade urbana está sendo promovido nos dias 28 e 29.07, das 8h às 12h e das 14h às 18h, pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e pelo Grupo de Trabalho de Acessibilidade do órgão a profissionais da instituição e convidados.

NA PRÁTICA – Nesta terça-feira (29.07) pela manhã, os participantes do curso sentirão na pele a dificuldade que um deficiente físico ou um idoso enfrentam ao caminhar pelas ruas de Cuiabá. “A Praça da República será um palco, trabalharemos com cadeiras de rodas, muletas e outros. Estes profissionais sentirão como é difícil o simples ato de ir e vir. Esta tem sido a melhor forma de conscientizar e sensibilizar para a inclusão social”, disse Lanchoti.

Além das simulações o arquiteto chama a atenção para cenas do cotidiano que deverão ser presenciadas como carros estacionados em vagas restritas ou bloqueando as rampas de acesso para cadeirantes.

*Rafaela Maximiano
Ascom/Crea-MT