Acessibilidade e mobilidade urbana são temas de curso nesta segunda (28) no Crea-MT

25 de julho de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Curso de acessibilidade e mobilidade urbana será realizado nos dias 28 e 29 de julho, com o objetivo de aperfeiçoar conhecimento de fiscais do Conselho e profissionais de outros órgãos

Conceituação, legislação e aplicação sobre a acessibilidade e mobilidade urbana serão os temas do curso promovido pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e pelo Grupo de Trabalho de Acessibilidade do órgão a profissionais da instituição e convidados.

Nos dias 28 e 29 de julho, das 8h as 12h e das 14h às 18h, no Plenário Rubens Paes de Barros Filho, o palestrante Arquiteto e Urbanista José Antonio Lanchoti, abordará informações técnicas e normativas sobre a acessibilidade e a mobilidade de pessoas com dificuldades de locomoção através de uma dinâmica expositiva, conceitual, experimental e aplicativa, com destaque para a discussão sobre a NBR-9050 da ABNT e o Decreto Federal nº 5.296/2004.

De acordo com o palestrante o objetivo será de sensibilizar os envolvidos com a produção da cidade e dos ambientes de uso comum, público e coletivo sobre a temática da acessibilidade e da mobilidade urbana das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Alertar para as obrigações legais e éticas cabíveis aos profissionais e administradores públicos; e, orientar, de forma técnica, a aplicação do conceito de Desenho Universal na busca da acessibilidade traçada pelas legislações vigentes também estão programação.

Sobre o palestrante: José Antonio Lanchoti é Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em acessibilidade pela EESCar-USP (São Carlos-SP) e, Doutor em acessibilidade pela FAU-USP/SP.

Lanchoti também é Conselheiro Regional e Coordenador do GT-Acessibilidade do Crea-SP, coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Moura Lacerda, em Ribeirão Preto/SP, Arquiteto e Urbanista da Secretaria do Planejamento e Gestão Ambiental da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto/SP, colaborador do Ministério das Cidades na formatação do Programa Brasil Acessível, colaborador na definição do Decreto Federal nº. 5.296/2004 e colaborador na Revisão da NBR-9050/2004 da ABNT. Autor do “Caderno 2 – Construindo a Cidade Acessível”, produzido pelo Ministério das Cidades, Supervisor e co-autor do Kit-Acessibilidade da parceria ABEA/MCidades e Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo – ABEA.

confira o Conteúdo Programático do curso:
Módulo 1 – INTRODUÇÃO E CONCEITUAÇÃO
Conceitos e Definições