WEC 2008 é apresentada na ONU

10 de julho de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Sherique apresenta WEC 2008 para a ONU
Durante a reunião de alto nível do Conselho Econômico e Social da ONU, a Federação Mundial de Organizações de Engenharia se fez presente no Painel “O Papel dos Engenheiros e o desenvolvimento sustentável visando atender as Metas do Milênio”, sendo coordenado por Darrel Danyluk, vice-presidente da FMOI, com apresentação das experiências de suas afiliadas: Universidade de Calgary, Instituto Americano de Engenheiros Químicos, Sociedade Americana de Engenheiros Civis, Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos e o Conselho Federal de Engenharia Arquitetura e Agronomia.

Sherry West e Randy Martin, representantes da Universidade de Calgary e da Prefeitura da Cidade de Calgary respectivamente, efetuaram exposição sobre o Programa Aliança Urbana que busca solucionar na cidade de Calgary, no Canadá, as questões inerentes ao desenvolvimento sustentável por meio de parceria com instituições da área tecnológica. Atualmente encontram-se em andamento os projetos de mudanças climáticas, transportes, construções verdes, sistemas de mitigação de desastres, linhas sociais de infra-estrutura, conectividade social, biotecnologia e calefação.

A presidente do Instituto Americano de Engenheiros Químicos, Darlene Schuster abordou o trabalho que o Instituto para a Sustentabilidade vem desenvolvendo cuja missão é influenciar os esforços dos profissionais, das universidades, das indústrias e da área governamental para contribuir com o avanço da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável. O Instituto incentiva a engenharia e as profissões do meio científico a promover os benefícios sociais, econômicos, e ambientais da engenharia sustentável e verde.

Jack Fritz, da Sociedade Americana de Engenheiros Civis, e Reg Vachon, vice-presidente da Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos, registraram as atividades que suas organizações estão incrementando com o uso de tecnologias apropriadas para o desenvolvimento sustentável, principalmente as inovações tecnológicas de novos projetos com menor custo e maior qualidade.

Jaques Sherique do Conselho Federal de Engenharia Arquitetura e Agronomia iniciou a apresentação, convidando todos para estarem em Brasília, de 2 a 6 de dezembro e participarem do Congresso Mundial de Engenheiros, citando a importância do evento para o Brasil e para todo o mundo tecnológico. Foi aproveitada a oportunidade para ser distribuído material referente a WEC 2008 e o Comitê de Energia da FMOI, explanou ainda sobre os fóruns dos estudantes e da mulher, da programação técnica, das visitas técnicas e culturais. Finalizou a sua apresentação com a transmissão do vídeo da WEC 2008.

Na oportunidade, Carmem Eleonôra Amorim do Confea enfatizou a importância da participação das mulheres da área tecnológica no congresso, tendo sido apoiada pelas diversas participantes do gênero que atenderam ao evento.

Após as discussões sobre o tema, Darrel Danyluk salientou que muitas das soluções para atender as metas do milênio serão apresentadas Congresso Mundial de Engenheiros, em Brasília, Brasil.

Colaboração: Arqª e Engª Carmem Eleonôra C. Amorim Soares
Assessora do Confea