Aracruz e lideranças indíginas assinam acordo

4 de dezembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A Aracruz Celulose e lideranças indígenas assinam, hoje (03), em Brasília, na presença do ministro da Justiça, Tarso Genro, e de representantes do Ministério Público Federal, um acordo que põe fim a um longo processo de disputa de terras no Espírito Santo. Trata-se do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), documento que contempla os direitos e obrigações de cada parte (Aracruz, índios e Fundação Nacional do Índio) no processo de transferência de aproximadamente 11 mil hectares de terras para as comunidades indígenas. Resultado de uma negociação que durou aproximadamente dois meses, o acordo resolve em definitivo a demarcação das terras, dando à Aracruz a segurança jurídica de que essas terras não serão novamente ampliadas, o que é indispensável para que a empresa tenha tranqüilidade para continuar produzindo e investindo, assegurando milhares de empregos e divisas para o Brasil. A assinatura do acordo reflete o empenho da Aracruz, índios, Ministério da Justiça, Funai e Procuradoria Geral da República por uma solução negociada, e possibilita o estabelecimento de uma relação de boa vizinhança entre a empresa e as comunidades indígenas, assim como um clima de paz na região e no Estado. Fonte: Aracruz.

Fonte:SBS