Estudo deve apontar custos para obras e média salarial de engenheiros

30 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Confea pode lançar, em breve, uma pesquisa em parceria com o Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes) para servir como referência de custos gerais de manutenção e construção de infra-estrutura de transportes.

A idéia surgiu durante reunião entre o presidente Marcos Túlio de Melo e o coordenador geral de Custos em Infra-Estrutura de Transportes, Silvio Mourão. O coordenador do Dnit explicou que o departamento, depois de herdar a estrutura do antigo DNER, teve sua responsabilidade ampliada para outros modais. “Nosso sistema precisar criar uma base de dados que sirva de referência e balizamento para todos os custos, do preço do asfalto ao salário do engenheiro”, argumentou Mourão.

E foi exatamente nesse aspecto que o Dnit resolveu pedir a colaboração do Confea. O presidente Marcos Túlio advertiu que há, hoje, uma grande variação de faixas salariais entre os engenheiros. “Muda muito se o profissional está em nível operacional ou gerencial; se é consultor ou executa projetos. Sem falar nas disparidades regionais: para se ter uma idéia, a renda per capita de Brasília é dez vezes maior que a do Piauí. Vejo com bons olhos a proposta da pesquisa”, analisou Túlio.

A formatação do estudo, sua metodologia e periodicidade serão agora discutidas entre as entidades. Nos próximos dias, o Dnit deve apresentar ao Confea uma proposta formal, que terá de passar pelas comissões de mérito no conselho federal e, depois, ser submetida à votação em Plenário.

Fonte: Confea.