Obras da BR-163 devem ser retomadas até maio de 2008

29 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, durante reunião em Brasília, ocorrida na tarde desta terça-feira (27), garantiu ao secretário de Estado de Infra-estrutura, Vilceu Marcheti, e à caravana de prefeitos e parlamentares que o acompanhou, que até maio de 2008 as obras da BR-163 serão retomadas.

A rodovia, que liga Cuiabá a Santarém (PA), é um dos mais importantes eixos verticais para o transporte de cargas e passageiros em Mato Grosso. Durante a explanação que fez à comitiva, Pagot admitiu que por conta da ausência de projetos e licença ambiental, o Estado ficou com cerca de R$ 150 milhões “parados”, já que a verba para o asfaltamento dos cerca de 50 quilômetros que ainda faltam, está prevista no Plano de Aceleração de Crescimento (PAC).

De acordo com Marcheti, Pagot afirmou que todos os projetos de asfaltamento de rodovias federais em Mato Grosso, assim como o da BR-158, sairão do papel até 2010. “Sobre a BR-163, será aberto um novo processo licitatório para a contratação de empresas aptas a executarem o serviço. Em relação à licença ambiental o Dnit já está cuidando de tudo. Provavelmente para que a obra seja executada mais rapidamente será dividida em dois lotes, ou seja, duas frentes de trabalho serão abertas” disse.

Durante a reunião o diretor reiterou que a viabilização da BR-163 também é um desejo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que determinou a retomada da obra. “Esperamos que as obras comecem no início de maio de 2008, que é quando as chuvas realmente param em Mato Grosso, e também será o tempo para que os trâmites legais sejam executados”, finalizou o secretário.

Fonte:Gazeta Digital