Crea-AP realiza eleição para conselheiro federal

27 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Profissionais registrados no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Amapá (Crea-AP) escolhem amanhã, 28, o novo representante da instituição no Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). Estão aptos a votar os profissionais registrados e em dia com suas obrigações com o Conselho. Cinco Estados, além do Amapá, também realizarão eleições.

O pleito começa às 9h e se encerra às 20h em dois locais de votação, que funcionarão na sede do Crea-AP e na Inspetoria de Santana. A apuração será a partir das 12h do dia 29 de novembro, na sede do Conselho.

De acordo com o coordenador da Comissão Eleitoral Regional (CER), eng. florestal Laércio Aires, a expectativa é de um comparecimento maciço de todas as modalidades profissionais no pleito. “Independentemente do grupo profissional a que pertence o conselheiro federal, ele não pode esquecer que seu compromisso é defender o interesse de todas as categorias que o elegeram”, disse.

A eleição irá referendar o nome dos eng. eletricistas José Clemerson dos Santos Batista e Otávio Augusto Magalhães da Fonseca, única chapa a concorrer, para representar o Crea-AP em um mandato de três anos, de 2008 a 2010.

Representação do Plenário
O Plenário do Confea é representado por 18 Conselheiros, porque a lei em vigor é de 1966, época em que o Sistema Confea/Crea era dividido em 15 regiões. Dentro da realidade da época, a composição prevê um representante por região e três de instituições de ensino. A alternância no plenário é feita de acordo com um rodízio entre as modalidades profissionais. Por esse critério, o profissional a assumir a próxima cadeira pelo Crea-AP será do grupo profissional da engenharia elétrica.

Para adequar a representação à realidade atual, tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei 123/06, do deputado Edson Ezequiel (PMDB-RJ), com o objetivo de garantir a representação federativa. Seriam 27 representantes estaduais, três de instituições de ensino e um de escolas técnicas, num total de 31 conselheiros. O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados. Amanhã, deverá ocorrer a última etapa da tramitação no Senado, na Comissão de Assuntos Sociais, onde é relatado pelo Senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). Se aprovado, irá para a sanção presidencial.

Fonte: Crea – AP