Crea-DF inicia fiscalização no Aeroporto Juscelino Kubitschek

13 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

Crea-DF e parceiros começaram ontem, dia 12, uma Fiscalização Preventiva Integrada no aeroporto internacional Juscelino Kubitscheck. O objetivo, segundo a Gerente de Fiscalização Suzana Moura, é verificar os responsáveis técnicos pela estrutura do aeroporto e as estruturas das áreas públicas como lojas, lanchonetes e angares de empresas particulares.

A equipe é formada por fiscais do Crea, bombeiros e fiscais da Secretaria de Limpeza Urbana (SLU). “A fiscalização integrada permite que várias áreas sejam fiscalizadas simultaneamente, mas cada integrante da equipe cumpre fiscaliza aquilo que legalmente é de sua responsabilidade”, ressaltou a gerente.

O Crea-DF tem como atribuição legal fiscalizar a existência de profissionais legalmente habilitados responsáveis pelos projetos da estrutura do aeroporto, das demais dependências e por toda a manutenção. “Vamos fiscalizar as estruturas e os contratos de manutenção e obras”, informou o diretor de fiscalização do Crea-DF, eng. civil Eduardo Serqueira.

A Fiscalização Integrada continua hoje, dia 13, e fiscais do Crea-DF deverão analisar os contratos ao longo da semana. O relatório será finalizado na semana que vem.

Aeroporto Juscelino Kubitchek
Construído em 1956, mesma época da fundação de Brasília, o Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek tinha o objetivo de ajudar no transporte de materiais de construção da recém-criada capital. No começo ele se chamava Vera Cruz e se localizava onde atualmente é a Rodoferroviária.

Em 1971, já funcionando no seu endereço atual, é construído o primeiro terminal de alvenaria e concreto. O projeto foi do arquiteto das Forças Armadas, Tércio Fontana.

Na década de 90, o Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek passa pela primeira ampliação. O aeroporto é o terceiro em movimentação no Brasil (fica atrás apenas de Congonhas e Cumbica). Em 2006 passaram pelos terminais do Juscelino Kubitscheck 9,7 milhões de passageiros. Por ser considerado ponto de conexão para destinos em todo o país o aeroporto tem capacidade para receber por ano 555 mil pousos e decolagens.

O Aeroporto conta hoje com duas pistas – a primeira com 3.200 metros por 45 e a Segunda com 3.300 metros por 45 – um aeroshopping com cerca de 130 lojas, uma praça de alimentação e quatro salas de cinema.

Fonte:Confea