Aberto seminário para capacitação do Sistema Apolo

8 de setembro de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Foi aberto na manhã de segunda-feira (08.09), o seminário que marca o início do treinamento aos funcionários do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), e aos profissionais e entidades de classe do Sistema.

O objetivo é capacitar os colaboradores da sede e inspetorias, pois a partir de 15 de setembro, todos os serviços do Crea funcionarão pela internet. A novidade foi desenvolvida pelo Crea do Rio Grande do Sul, na administração do presidente Engenheiro Agrônomo Gustavo Lange. O Crea-MT será o segundo Conselho, entre 27, a implantar a novidade. “Os profissionais de Mato Grosso devem orgulhar-se desta modernização que está ocorrendo, pois isso é o há de melhor quando falamos em Sistema e desenvolvido exatamente para as necessidades do Crea”, declarou o superintendente do Crea-RS, Engenheiro Eletrônico, Luiz Carlos Dias Garcia.

O novo sistema corporativo, batizado “Apolo” foi desenvolvido utilizando o banco de dados SQL Server, da Microsoft, escrito em linguagem Java sobre uma plataforma Web. “Portanto moderno e seguro. Por isso os profissionais não devem se preocupar com a segurança na emissão de uma Anotação de Responsabilidade Técnica, ou com seus dados, pois só conseguirão acessar o sistema através de um login e senha pessoais”, explicou Garcia.

Para facilitar o entendimento e mostrar o que representa o Sistema Apolo para os profissionais e para a sociedade mato-grossense, Garcia faz uma comparação. “Imagine que até então sempre que eu precisei de um extrato bancário eu me dirigia até a agência e solicitava para o meu gerente. Agora, eu poderei acessar a internet de qualquer parte do mundo e verificar eu mesmo ou solicitar algum serviço, sem precisar ir até a agência”, explicou.

Para o presidente do Crea-MT, Engenheiro Civil Tarciso Bassan, a novidade representa um ‘salto de modernidade’ pois, “atenderemos aos cinco públicos do Conselho com maior eficiência e transparência. O profissional agora possui as vantagens de verificar da sua casa ou trabalho uma certidão de quitação, seu acervo técnico, emitir ART; a diretoria terá um controle mais completo e amplo de todos os processos e setores do órgão; nossos fornecedores também são contemplados; os funcionários possuem um sistema moderno para trabalhar e estão sendo capacitados, além da sociedade que poderá consultar a qualquer momento a existência do profissional habilitado e da ART pela obra”, informou Bassan.

A capacitação que inicia hoje e segue até sábado, 13 de setembro, contempla a todos os colaboradores que trabalham na sede, inspetorias e postos avançados do Crea. Aos profissionais e entidades também será ministrada palestra com o superintendente do Crea-RS, engenheiro Luiz Carlos Dias Garcia. Na noite do dia 08.09, às 19h, no Plenário Rubens Paes de Barros Filho na sede do Crea-MT em Cuiabá. Em Sinop, na quarta-feira (10), às 18h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas e, em Rondonópolis, às 19h, no auditório da sede da Inspetoria do Crea-MT.

Também participaram da abertura dos trabalhos a equipe técnica do Crea-RS, Luciano Francisco Ferreira dos Santos, Valquíria Fernandes Valente, Adriana Regina dos Santos, Ana Elisabeth Vasconcelos, Jaime Leandro Mello Filho, além de gerentes e coordenadores de setor.

*Rafaela Maximiano
Ascom/Crea-MT