Coorimbatá recebe equipamentos para agroindústria e certificação de qualidade

22 de outubro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Com a presença do prefeito Murilo Domingos, a Cooperativa de Pescadores e Artesãos de Pai André / Bonsucesso (Coorimbatá), em Várzea Grande, recebeu, na tarde desta sexta-feira (19.10), equipamentos que finalizam o projeto da agroindústria de processamento de pescado. Além deste benefício complementar, a associação ganhou também o selo do Serviço de Inspeção Sanitária Estadual (SISE), com o qual poderá agora comercializar seus produtos em todo Mato Grosso. O projeto é uma parceria entre a prefeitura municipal, governo do Estado e Federal.

O prefeito parabenizou todos os cooperados pela conquista, ressaltando a perseverança dos que acreditaram no projeto. “Vocês tinham um plano e perseguiram um ideal”, sublinhou. Murilo lembrou que a venda de peixe fresco e embutido é uma luta de mais de 10 anos que se tornou realidade. “É um empreendimento de 42 famílias. Inaugurar uma iniciativa de uma pessoa é fácil. Para 42 grupos, o trabalho é mais árduo, pois são mais de 200 pessoas beneficiadas”, ressaltou.

Murilo Domingos destacou que Várzea Grande está orgulhosa em ganhar esse projeto. Lembra que o projeto se tornou um sucesso graças à luta do professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Nicolau Priante Filho – um dos coordenadores e responsável pelo estímulo aos pescadores.

Em seu discurso, Murilo frisou que a parceria entre os três governos ajudou no êxito da empreitada. “A luta em parceria é difícil; isolada, então, é quase impossível. Por isso, nosso agradecimento especial aos governos federal e estadual”. O prefeito ressaltou que com o selo do SISE o mercado está aberto para a Coorimbatá, pois terá preço competitivo com qualidade.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Várzea Grande, José Aguiar Portela, ressaltou que a cooperativa estará pronta e em funcionamento total. Ele lembrou que a Coorimbatá é uma referência para a cidade. “Por meio desta agroindústria e com a aquisição destes novos equipamentos, será possível o processamento do pescado, agregando valor ao produto”, assinalou.

Representando o governo Federal, o secretário nacional de Segurança Alimentar, Onaur Ruano, participou da solenidade desta quarta-feira. Também marcaram presença o deputado estadual Alexandre César (PT), o secretário municipal de Serviços Públicos, Benedito Pinto, o conselheiro do Tribunal de Contas, Gonçalo Pedroso Branco de Barros e diversas autoridades dos poderes executivo e legislativo.

COMERCILIZAÇÃO DOS PRODUTOS – O presidente da Coorimbatá, José Rodrigues Amorim, explicou que nessa unidade serão comercializados peixes inteiros com a rede de supermercados Modelo. A produção de embutidos de peixe – empanados, lingüiça e hambúrguer – ficarão para uma segunda etapa.

“Estamos viabilizando a comercialização dos embutidos para depois iniciarmos a produção. O peixe inteiro já está no mercado da capital”, detalha. Para o professor Nicolau, um dos problemas enfrentados pelo produtor de peixe é a competição com as carnes. “Temos muitos peixes regionais que ainda não caíram no gosto do consumidor”, lamentou.

Fonte:Secom/VG