Crea-GO sedia IV Seminário Nacional de Acessibilidade

16 de outubro de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Para chamar a atenção de profissionais e da sociedade sobre a importância da acessibilidade, por meio da discussão de estratégias que favoreçam a inclusão social de deficientes físicos e de pessoas com mobilidade reduzida (idosos, crianças e gestantes), garantindo, assim, o direito de ir e vir de qualquer cidadão, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Goiás (Crea-GO) promove, em parceria com o Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e o Crea-DF, o IV Seminário Nacional de Acessibilidade – Cidadania Já!!!, que será realizado de 21 a 23 de outubro de 2008, no salão 4 do Oliveira’s Place – Setor Bueno, em Goiânia-GO.

A abertura oficial será realizada no dia 21 de outubro (terça-feira), às 20h, no Oliveira’s Place, com a palestra da ex-técnica de Ginástica Olímpica do Brasil, Georgette Vidor. Nos dias 22 e 23 de outubro, serão realizados quatro painéis temáticos, que englobarão palestras e discussões abordando as seguintes temáticas: “Políticas Públicas de Acessibilidade”, “Acessibilidade e Ensino”, “Acessibilidade Urbana e nas Edificações” e “Esporte, Turismo e Lazer”. Serão disponibilizadas 300 vagas, e as inscrições, que são gratuitas, vão até o dia 17 de outubro, e podem ser feitas no site www.crea-go.org.br. O evento também conta com o apoio do Crea-SP e do Crea-RS.

Palestrantes convidados: Georgette Vidor – ex-técnica de Ginástica Olímpica do Brasil; Adelson Alves Silva – vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Deficiente (CEDD-GO); Msc. Ângela Canabrava Buchmann – conselheira Federal e representante do Confea no Conade; Drª Briane Elisabeth Panitz Bicca – coordenadora do projeto de Recuperação do Patrimônio Cultural Urbano Brasileiro (Porto Alegre – RS); Vereadora Cidinha Siqueira – presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Goiânia; Arquiteta e Urbanista Flávia Boni Licht – membro da Comissão Permanente de Acessibilidade de Porto Alegre – RS; Dr. José Antônio Lanchoti – presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura (ABEA); Engª Civil Lélia Barbosa de Sousa Sá – presidente do Crea-DF e coordenadora do GT de Acessibilidade do Confea; Vereadora Mara Gabrilli – 1ª titular da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida – SP; Engª Civil Márcia Maria Braga Muniz – coordenadora Técnica da Comissão Permanente de Acessibilidade – DF; Arquiteto e Urbanista Wanilson José da Silva – representante do Crea-GO no Conselho Estadual dos Direitos do Deficiente (CEDD-GO).

2ª Edição do Guia de Acessibilidade de Goiânia – Na solenidade de abertura do IV Seminário Nacional de Acessibilidade – Cidadania Já!!!, o Crea-GO também fará o lançamento da 2ª Edição do Guia de Acessibilidade de Goiânia.

O catálogo informa o nível de acessibilidade dos estabelecimentos públicos e particulares da Capital, que é mensurada pela presença de adaptações que permitam melhor utilização dos espaços, classificados em acessíveis, semi-acessivéis ou inacessíveis. O Guia utiliza o recurso de pictogramas para identificar de forma imediata as condições do local.

O Guia possui 256 páginas e é dividido em serviços (órgãos públicos), transporte, compras, gastronomia, entretenimento/lazer e saúde. Foram visitados aproximadamente 460 estabelecimentos, mas somente 394 foram catalogados. A equipe de elaboração do Guia constatou a inacessibilidade em estabelecimentos. Mas mesmo assim, alguns equipamentos urbanos foram inseridos, com a classificação de inacessível, como meio de chamar a atenção de proprietários/administradores/gestores quanto a necessidade imediata de adequação do local. A tiragem é de 2 mil exemplares. A distribuição será gratuita em aeroportos, restaurantes, cinemas, hotéis, associações e em locais onde há maior número de circulação de pessoas.

Segundo o presidente do Crea-GO, os profissionais da área tecnológica têm o dever de projetar e executar empreendimentos e serviços, que compõem os espaços urbanos, de forma acessível. “Somente assim serão criadas condições iguais de oportunidades para as pessoas com necessidades especiais ou com mobilidade reduzida. Quando pessoas estão sujeitas às barreiras físicas, culturais e sociais, fica caracterizado o desrespeito aos princípios constitucionais de igualdade, do pleno exercício da cidadania, do direito de ir e vir, do acesso à educação, ao lazer, ao emprego, fazendo com que cidadãos vivam à margem da sociedade”, declara o eng. Agrônomo Francisco de Almeida.

SERVIÇO I:
Pautas: Lançamento da 2ª Edição do Guia de Acessibilidade de Goiânia
Abertura Oficial do IV Seminário Nacional de Acessibilidade – Cidadania Já!!!
Data: 21 de outubro de 2008 (terça-feira)
Horário: às 20h
Local: Salão 4 do Oliveira`s Place (Rua T-36 nº 3588 – Setor Bueno – Goiânia – GO)

SERVIÇO II:
Pauta: IV Seminário Nacional de Acessibilidade – Cidadania Já!!!
Data: de 21 a 23 de outubro de 2008
Horário: das 8 às 18h
Local: Salão 4 do Oliveira`s Place
(Rua T-36 nº 3588 – Setor Bueno – Goiânia – GO)