Crea-MT informa sobre o andamento do Concurso de Arquitetura

24 de julho de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A partir de segunda-feira (28), serão conhecidos os cinco anteprojetos finalistas do Concurso Público Nacional de Arquitetura do Crea-MT

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), está realizando o concurso nacional de Arquitetura “O Crea que Queremos”. O objetivo é escolher uma nova sede para a sede do Conselho que será construída no Centro Político Administrativo (CPA) de Cuiabá.

Para tanto foi publicado edital 01/2008 que trata da elaboração de anteprojeto arquitetônico. Em atendimento ao item 6.02 do edital o Crea-MT convidou entidades competentes para compor uma Comissão Julgadora, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano da prefeitura de Cuiabá, o Sindarq, a Unemat como relatora, o IAB-MT e o próprio Crea.

Desses apenas o IAB ainda não concluiu a indicação. De acordo com a presidente da CPL, Fernanda Barboza Minosso, o Instituto dos Arquitetos do Brasil – sessão Mato Grosso, não respondeu às comunicações oficiais encaminhadas pelo Crea-MT, deixando assim de indicar seus representantes.

“Aguardamos a indicação dos representantes do IAB, inclusive, prorrogamos a data de divulgação dos cinco finalistas do concurso, mas não obtivemos resposta. No último 12 de julho notificamos novamente o IAB dando um prazo de 48 horas, para que a entidade formalizasse suas indicações. Não podemos esperar mais, pois o silêncio do IAB causa prejuízo na análise dos anteprojetos”, esclareceu Fernanda Minosso.

Quanto a um comunicado que supostamente teria sido encaminhado por e-mail ao Crea-MT pelo IAB-MT, Fernanda Minosso esclarece que o e-mail não possui nenhuma identificação oficial do Instituto e que o Concurso Público Nacional de Arquitetura obedece todos os tramites legais exigidos e previstos na Lei nº 8.666/93 e suas alterações posteriores. “Todas as entidades do item 6.02 do edital do referido concurso, foram devidamente notificadas a proceder à indicação de seus representantes. Além do mais, o Crea Mato Grosso não se encontra adstrito a regulamentos internos de quaisquer entidades de classe, mas sim a Legislação vigente”, esclareceu.

De acordo com a presidente da CPL, como não ocorreu a indicação pelo IAB no prazo determinado, a Comissão encaminhou publicação de retificação do item 6.02 do edital.

VOTAÇÃO – Os cinco anteprojetos finalistas do Concurso Público Nacional de Arquitetura serão conhecido nesta segunda-feira (28.07). Data em que também estarão disponíveis para votação. “O objetivo é oportunizar ao profissional registrado no Conselho escolher a nova sede do Crea-MT”, explicou o presidente do órgão, Tarciso Bassan.

Os anteprojetos terão um link a parte no site da Regional (www.crea-mt.org.br), onde os profissionais acessarão para conhecer detalhes das propostas. Poderão votar todos os profissionais que estão em dia com a anuidade. Para votar basta acessar o link ART ON-LINE, digitar o número de CPF e senha pessoal.

*Rafaela Maximiano
Ascom/Crea-MT