Crea-MT participa de campanha de acessibilidade com Ministério Público

30 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

Ciente da missão de defender o cidadão, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, com o apoio de diversos parceiros entre eles o Crea-MT, está desenvolvendo mais uma grande campanha em defesa da dignidade da pessoa humana. No dia 3 de dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional do Deficiente Físico, será lançada às 9h30, na Praça Alencastro, a campanha: ‘Acessibilidade, A Vida sem Obstáculos’.

Nos últimos anos, a palavra acessibilidade ganhou conotação especial não somente relacionada a cadeirantes. Hoje, as crianças, idosos, portadores de deficiência física ou visual, baixa estatura, grávidas e pessoas acidentadas, sofrem as conseqüências da falta de acesso.

O que se pretende é conscientizar o cidadão de que qualquer um com algum tipo de limitação possa ter autonomia para realizar as mesmas atividades que a maioria das pessoas. Para isso é necessário que se invista na construção de rampas, telefones mais baixos, elevadores adaptados, etiquetas em braile, caixas eletrônicos especiais para cadeirantes, escadas com barras de proteção e toda forma de acesso que permita a quem tem algum tipo de limitação o direito de usar os espaços e serviços que a cidade oferece.

Dados do IBGE mostram que no Brasil existem aproximadamente vinte e cinco milhões de pessoas com algum tipo de deficiência física ou mental. Em Mato Grosso esses números atingem mais de 340 mil pessoas. As cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Cáceres são os municípios que possuem maior população de deficientes.

Lançamento da campanha: ‘Acessibilidade, A Vida sem Obstáculos’.
Data: 3 de dezembro de 2007
Local: Praça Alencastro
Horário: 9h30