Encontro anual marca comemoração do Dia do Engenheiro e do Arquiteto em Pernambuco

4 de dezembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Unir comemoração, confraternização e, de quebra, uma forte ação de solidariedade. Essa é a fórmula do Encontro Anual dos Profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizado pelo Crea-PE. Participarão profissionais do Sistema, empresários, representantes de entidades de classe e lideranças políticas. O evento será dia 7 de dezembro, a partir das 21h30.

O Catálogo Empresarial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia de Pernambuco 2008 será lançado durante o evento. A publicação reúne os dados comerciais de todas as empresas registradas e em dia com suas obrigações junto ao Crea-PE. Nesta edição, o Conselho fará uma homenagem ao engenheiro civil e de segurança do trabalho Pelópidas Silveira.

Na capa do Catálogo será estampada a beleza e a importância econômica das pontes para o desenvolvimento da cidade de Recife. “Lembrar a história das pontes de concreto nos permitiu fazer uma alusão a todas as pontes sociais que nós, engenheiros, arquitetos e agrônomos já construímos para o desenvolvimento do Brasil”, ressaltou o presidente Roberto Muniz. “As profissões ligadas ao Sistema Confea/Crea e à Mútua projetam obras cujos resultados causam impactos diretamente na qualidade de vida, na geração de emprego e no desenvolvimento social, político e econômico”, frisa.

O homenageado
Há 50 anos, o engenheiro Pelópidas Silveira assumia o comando municipal como o primeiro prefeito eleito de Recife no século 20. Meio século depois, seu desempenho – tanto administrativo como político – continua sendo citado como exemplo pelos sucessores na Prefeitura e por políticos das mais variadas tendências. Pelópidas comandou a administração municipal em três oportunidades distintas, deixando impressa sua marca política e administrativa.

Ao longo de sua carreira, Pelópidas Silveira disputou cinco eleições, mas o pleito de 55 o marcaria para sempre. Foi eleito com 81.499 votos (66,8%), contra 23.322 (19,1%) do segundo colocado, Antônio Alves Pereira (PRT) e, respaldado pela vantagem de mais de dois terços dos votos, realizou uma administração inovadora na área de infra-estrutura urbana, além de promover intervenções sociais profundas, como a criação das Audiências Públicas e o estímulo à formação de associações de bairros.

Arrecadação
A meta dos organizadores da edição 2008 do encontro anual é superar a arrecadação de cestas que no ano passado somaram mais de sete toneladas de alimentos, os quais foram distribuídos com instituições que trabalham minimizando os impactos da miséria em comunidades carentes da Região Metropolitana do Recife (RMR).

Para participar é só doar ao Crea-PE uma cesta de alimentos no valor de R$ 25,00 (senha individual) ou, se achar mais fácil, adquirir a senha na sede do Conselho. O valor arrecadado com as senhas será destinado à compra das cestas diretamente na empresa CBA Alimentos. A ação visa não só facilitar a aquisição das senhas de acesso à festa, como também a compra de mais alimentos, já que, na distribuidora, o preço é ainda mais acessível.

Fonte:do Crea-PE