Engenheiro Agrônomo Ainabil Machado Lobo morre aos 75 anos em Cuiabá

18 de agosto de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O ex-presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Engenheiro Agrônomo Ainabil Machado Lobo, morreu na madrugada de segunda-feira (18.08), aos 75 anos, de diverticulite, uma inflamação que se manifesta basicamente no intestino grosso. Ele estava internado no hospital Jardim Cuiabá.

Ainabil era irmão do ex-prefeito de Cuiabá, Bento Machado Lobo, falecido em fevereiro deste ano em decorrência de uma parada cárdio-respiratória. Nascido em 1933, Ainabil deixa a esposa e dois filhos. Ingressou na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 1969 e se aposentou em 1996. Em 1992 foi presidente interino do Crea-MT e em 1993 foi o primeiro presidente eleito pelo voto direto na história do Conselho.

Em 1996 foi reeleito a presidente do Crea-MT e construiu a atual sede na Avenida do CPA inaugurando-a em setembro de 1999. Ainabil também foi professor da antiga Escola Técnica Federal de Mato Grosso, fiscal do Ministério da Agricultura, Conselheiro Federal do Sistema Confea/Crea e diretor da Caixa de Assistência dos Profissionais de Mato Grosso – Mútua.

“Nós sentimos muito seu falecimento. É uma grande perda para o nosso Sistema e para o Estado. Ainabil foi uma pessoa sempre atuante nas grandes idéias e novas propostas para o desenvolvimento das áreas tecnológicas. Era um homem de visão e ajudou a escrever história do Conselho em Mato Grosso”, argumentou o presidente do Crea-MT, Engenheiro Civil Tarciso Bassan.

Tarciso Bassan decretou luto oficial no órgão, em ocasião do falecimento do Engenheiro Ainabil e a bandeira do Crea-MT foi entregue para cobrir o caixão do ex-presidente, atitudes que demonstram o respeito da Diretoria pelos serviços prestados ao Crea-MT.

A gerente de Relações Institucionais do Confea, Carmem Eleonora, Tarciso Bassan, diretores e funcionários do Crea Mato Grosso, amigos e familiares acompanham o velório que está sendo realizado na Capela Jardins, localizada na Rua Manoel Ferreira de Mendonça, nº 364, Bairro Bandeirantes (fundos da Prosol). O cortejo segue para o Cemitério da Piedade às 16h e o sepultamento do corpo está previsto para as 18h.

*Ascom/Crea-MT