Investimento no setor energético é fundamental para o desenvolvimento de MT, diz Maggi

5 de dezembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

O crescimento do consumo de energia da classe industrial em Mato Grosso, que traduz a expansão da agroindústria no Estado, foi destaque na solenidade de comemoração dos 10 anos do Grupo Rede na administração das Centrais Elétricas de Mato Grosso (Rede/Cemat). O evento ocorreu nesta quarta-feira (05.12), com a presença do governador Blairo Maggi e da presidente do Grupo Rede, Carmem Campos Pereira.

Em 1997 a empresa Centrais Elétricas de Mato Grosso (Cemat) deixou de ser administrada pelo Governo do Estado e passou a ser conduzida pela iniciativa privada em forma de concessão pública. De lá para cá foram investidos mais de R$ 1,3 bilhão, conforme informações da empresa, o consumo de energia em Mato Grosso dobrou em 10 anos, passando de 2,3 mil GWh para 4,7 mil GWh. Com os investimentos em infra-estrutura no setor energético e a política de atração de investimentos do Governo do Estado mais indústrias estão se instalando em território mato-grossense o que resultou no aumento do consumo da classe industrial.

De acordo com os dados da Rede/Cemat em 1997 a indústria respondia por apenas 18,4% do consumo de energia em Mato Grosso, contra 44,4% da classe residencial. Em 2007 esses números mudaram e as duas categorias respondem à mesma fatia de consumo em 29%.

O governador Blairo Maggi reconhece que seria uma tarefa árdua para a máquina pública assumir os investimentos necessários no setor energético diante da demanda de crescimento. “O Estado jamais teria condições de fazer o enfrentamento necessário para acompanhar o crescimento de Mato Grosso”, afirmou Maggi.

Pode-se dizer que Mato Grosso chegou no seu ápice do crescimento horizontal, disse Maggi, e está conseguindo se desenvolver na verticalização da economia, o que permite melhor distribuição de renda, geração de emprego nas cidades e o aumento do PIB, para isso é preciso de energia elétrica. “Não tenham preocupação de investir em Mato Grosso e fazer os investimentos necessários, porque o retorno é garantido. Mato Grosso está crescendo e continuará crescendo ainda mais em todas as regiões”, destacou o governador.

Maggi citou ainda os investimentos dos governos estadual e federal, juntamente com a Rede/Cemat, que estão ocorrendo na região do Araguaia, uma das mais prejudicadas no setor energético e já começa a experimentar mudanças.

INVESTIMENTOS EM MATO GROSSO

O vice-presidente de Operações da Rede/Cemat, Arlindo Antônio, anunciou as ações da empresa para o setor nos próximos anos. Arlindo citou como a principal obra em Mato Grosso o ‘Avança Araguaia’, que irá interligar toda a região do Norte do Araguaia. Compreende mais de 400 km de linhas de transmissão e três subestações de 138 mil watts e vai permitir a desativação de 16 usinas térmicas, em que são utilizados 27 milhões de litros de óleo diesel. A primeira fase, iniciada em Querência será entregue em janeiro de 2008, para o mês de julho está prevista a etapa em Vila Rica e posteriormente, Alto Boa Vista e Confresa.

O vice-presidente citou ainda linha de transmissão que interligará Alta Floresta a Nova Monte Verde e beneficiará municípios da região. Outra obra irá interligar Nova Mutum, Santa Rita do Trivelatto e o distrito de Boa Esperança, uma região que tem expandido na produção aviária.

Em 2008 também estão previstas a construção de 1.030 km de linhas de transmissão, até 2009 a meta da empresa é que todo o Estado esteja integrado ao Sistema Interligado Nacional.

A presidente do Grupo Rede, Carmem Pereira, falou do desafio da empresa em assumir a Cemat. O grupo atua há mais de 100 anos no setor elétrico, presente nos Estados do Pará, Tocantins, Paraná e Minas Gerais , atendendo a quase R$ 13 milhões de pessoas em mais de 500 municípios. “Foi um dos maiores desafios assumidos, pois significava o dobrar o tamanho do Grupo Rede”, comentou Carmem.

O Grupo Rede está no comando do setor energético nos dois Estados com maior potencial hidrelétrico do País, Pará e Mato Grosso.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Durante a solenidade foi entregue ao diretor-presidente da Sociedade Beneficente da Santa Casa de Misericórdia, Luiz Sabóia, um cheque no valor de R$ 2,5 milhões, além de anunciar o apoio ao Projeto Siminina.

Luiz Sabóia aproveitou a oportunidade para agradecer ao governador Blairo Maggi os investimentos na unidade de Saúde.

Estiveram na solenidade o prefeito de Cuiabá Wilson Santos, o secretário-chefe da Casa Civil, João Malheiros, o comandante da Polícia Militar de Mato Grosso, cel PM Campos Filho, a presidente da Ager, Márcia Vandoni, além de deputados estaduais e demais autoridades.

Fonte:Secom/MT