O PVC e a construção sustentável

22 de julho de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

A Claris defende a matéria-prima que, além de trazer facilidades para a construção, não agride o meio ambiente

Com as discussões sobre o futuro do planeta, a procura por materiais que não agridam a natureza é grande. E o mercado da construção civil não fica de fora, por isso a Claris, fabricante de esquadrias, portas e janelas em PVC, aposta no desenvolvimento e crescimento do uso deste material nas obras.

O PVC (Poli Cloreto de Vinila) é o único material plástico que não é 100% originário do petróleo. Sua principal matéria-prima é um recurso inesgotável na natureza: 57% de cloro (derivado do sal marinho) e 43% de eteno (derivado do petróleo). O PVC é reciclável e auto-extinguível, ou seja, não propaga fogo, é inerte e, portanto, não agride a natureza. É caracterizado como um material de aplicação de longo ciclo de vida, então seu tempo de vida útil, antes do descarte para o meio ambiente, é de seguramente mais de 20 anos.

O PVC proporciona qualidade, resistência, durabilidade e atributos técnicos que estão agregados a seu processo de produção totalmente industrializado, limpo e ecologicamente correto. Os ambientes com as portas e janelas de PVC da CLARIS ganham atributos estéticos pelas diferentes tipologias, conquistando arquitetos e clientes, como também têm melhor isolamento térmico.

Um estudo realizado pelo governo do Japão constatou que se as janelas de alumínio, que representam cerca de 90% do total das janelas do país, fossem substituídas por esquadrias de PVC, parte da meta do Japão no Protocolo de Kyoto seria atingida. Isso porque o isolamento térmico proporcionado pelo PVC é três vezes maior que o do alumínio. Dessa forma, os aparelhos de calefação e refrigeração consumiriam menos energia elétrica e conseqüentemente menor quantidade de CO2/resíduos de carbono do efeito estufa seria emitida.

Além do mercado da construção, o PVC, por ser atóxico, leve, resistente, impermeável e não inflamável, é indicado para diversas áreas, do painel do carro à fabricação de bolsas de sangue.

No Brasil a reciclagem do PVC é realizada há décadas e existe uma estrutura industrial organizada para este fim. Além da tradicional reciclagem mecânica, existem disponíveis outras tecnologias como a reciclagem energética e química.

Devido as suas características, fica evidente que o PVC é a matéria-prima do desenvolvimento sustentável, tanto por sua versatilidade de aplicação, como sua destinação final.

Dados técnicos do livro “Tecnologia do PVC 2006” – Braskem Editora ProEditores Associados Ltda
Solvay Indupa: Artigo “Sustentabilidade na construção civil – a contribuição do plástico PVC”
Instituto do PVC – http://www.institutodopvc.org

Sobre a Claris –A Claris está no Brasil desde 1999 oferecendo a montagem e comercialização de um conceito revolucionário em janelas e portas de PVC para arquitetura residencial e empresarial.
Com uma unidade de fabricação em Indaiatuba (SP) produzindo 6 mil peças por mês, a Claris conta com profissionais altamente capacitados, equipamentos e tecnologia de ponta. São diferenciais que se traduzem em produtos de qualidade, praticidade e estilo.
A empresa conta com mais de 55 lojas especializadas em todo o país que oferecem soluções fabricadas de acordo com as indicações do arquiteto ou engenheiro da obra, o que assegura total personalização do projeto.