Oficina debaterá proposta que prevê a modernização na educação da engenharia brasileira

30 de agosto de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

No dia 1º, o MCT realizará uma oficina para elaborar um projeto visando a modernização na educação da engenharia brasileira. O evento é resultado de uma reunião realizada no dia 14 com a participação do ministro da C&T, Sergio Rezende, do secretário executivo do MCT, Luiz Antonio Rodrigues Elias, do secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do ministério, Guilherme Henrique Pereira, com diversos representantes do Programa Inova Engenharia. A iniciativa é coordenada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O Inova Engenharia conta com o apoio de 17 instituições do meio acadêmico e dos setores público e privado, entre elas a ABIPTI. O programa pretende promover uma ação de mobilização nacional em prol da modernização na educação da engenharia nacional. “Para a oficina teremos o apoio do Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)”, informou Elias.

A proposta será apresentada no Congresso Mundial de Engenheiros (WEC- World Engineers Convention), que será realizado em dezembro, em Brasília. Uma pesquisa feita pelo programa registra que o país tem 350 escolas, porém apresenta um alto índice de abandono, em torno de 60%. A grade curricular dos cursos oferecidos principalmente pelas faculdades particulares é apontada como um dos grandes motivos desse índice. “Queremos que o aluno comece a resolver um problema de engenharia logo no primeiro dia de aula”, afirmou Marcos Formiga, representante do programa na Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A qualificação e a inserção dos jovens engenheiros no mercado de trabalho também são apontados como problemas. Durante a reunião, o ministro da C&T destacou que o governo federal coloca à disposição dos empresários diversos instrumentos que permitem a inovação das empresas com a contratação desses profissionais capacitados. No entanto, ele lembrou que não existe procura por causa do desconhecimento dessas normas. “Precisamos de uma mobilização das empresas para a contratação de engenheiros mestres. O governo está concedendo incentivos para isso”, afirmou.

Rezende ressaltou que o problema da falta de engenheiro remonta as décadas de 80 e 90, quando o país ficou estagnado economicamente e os jovens não viam uma perspectiva de futuro e emprego. “Agora, que o Brasil está crescendo, estamos sentindo falta de engenheiros. Iniciativas como a do Inova Engenharia são importantes e positivas na procura de jovens pelos cursos de engenharia. O MCT vai apoiar a proposta apresentada”, afirmou.

Informações sobre o Programa Inova Engenharia podem ser obtidas no site www.cni.org.br. (Com informações do MCT)

*Fonte: Boletim Informativo Gestão C&T Online