Petróleo sobe US$ 4 com incêndio em oleoduto entre Canadá e EUA

29 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O preço do petróleo subiu mais de US$ 4 nesta quinta-feira, após a notícia de um incêndio em um oleoduto em que era transportado petróleo do Canadá para o meio-oeste dos Estados Unidos. Ao menos duas pessoas morreram enquanto realizavam reparos no oleoduto. Às 10h34 (em Brasília), o barril do petróleo cru para entrega em janeiro de 2008, negociado na Bolsa Mercantil de Nova York, estava cotado a US$ 93,24, alta de 2,89%. Pouco antes, no entanto, o barril havia atingido o preço máximo de US$ 95,17 até o horário (contra US$ 90,62, do fechamento de ontem). O valor mínimo até o horário era de US$ 91,22.

O incêndio atingiu o oleoduto da Enbridge Energy ontem, no fim do dia. Ainda não havia estimativas sobre o quanto o incêndio –ou o fechamento de outros cinco oleodutos– iria afetar o fornecimento do produto para os EUA. A porta-voz da Enbridge em Houston (Texas) Denise Hamsher disse que os oleodutos podem permanecer fechados por vários dias, sem prejudicar o fornecimento do petróleo ao meio-oeste dos EUA, uma vez que há petróleo estocado em refinarias da empresa.

A notícia do desmonte de seis células terroristas, integradas por mais de 200 supostos criminosos que planejavam atentados suicidas e com mísseis contra instalações petrolíferas na Arábia Saudita, e uma mudança na percepção dos investidores quanto ao cenário econômico dos EUA –devido à expectativa de um novo corte de juros do Federal Reserve (Fed, o BC americano) no próximo mês– reverteram a queda do preço da commodity registrada ontem.

O preço do barril também chegou a recuar ontem com a expectativa de que a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) venha a efetuar um aumento de 500 mil barris diários em sua produção, na reunião ministerial da próxima semana, em Abu Dhabi (capital dos Emirados Árabes Unidos).

Fonte:CorreioWeb