Planejamento do Sistema para os próximos três anos é debatido na Paraíba

7 de outubro de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O presidente do Crea-MT, Engenheiro Civil Tarciso Bassan, participa de 07 a 10 deste mês, do seminário “Novos Conselheiros Federais e Novos Presidentes de Creas”. O evento é promovido pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e visa preparar os participantes para a inserção na estrutura do Sistema Confea/Crea e apresentará o planejamento e projeto desse Sistema para os próximos exercícios.

O evento está sendo realizado no auditório do Hotel Tropical Tambaú em João Pessoa, estado da Paraíba. A abertura, na manhã desta terça-feira, contou com um culto ecumênico em ação de graças pela passagem dos 40 anos do Crea-PB, logo em seguida os presidentes do Confea e Crea-PB concederam entrevista coletiva à imprensa local.

O evento prossegue até as 17h com abertura dos trabalhos. Já à noite está prevista uma exposição da Memória dos 40 anos do Crea-PB e 75 anos do Confea; homenagem às personalidades da área tecnológica; palestra motivacional às 20h e às 21h jantar.

Já na quarta-feira (08), os trabalhos iniciam às 9h com apresentação sobre a nova proposta para o Confea 2009/2011, pelo presidente do Confea, engenheiro Marcos Túlio. As 9h30 o engenheiro presidente do Crea-PB fala sobre o regional que dirige, das 9h45 às 10h30, o engenheiro presidente da Mútua Costa Neto, seguido pelos coordenador do Colégio de Presidentes Afonso Luiz costa Lins Júnior e o coordenador do CDEN José Geral de Vasconcelos falam sobre as “Estruturas das Organizações e Parcerias”.

A manhã encerra com a palestra “Natureza jurídica do Sistema Confea/Crea”, proferida pela juíza federal da 1ª Turma Recursal da Justiça de Santa Catarina, Luísa Hickel Gambá. À tarde o coordenador nacional da CIAM Brasil Osni Schröeder fala sobre “Investimento em infra-estrutura para processamento de processo ético”, em seguida o professor Otaviano Eugênio Batista fala sobre o tema “Histórico do Sistema Confea/Crea e Mútua e Legislação em destaque”.

O planejamento estratégico do Sistema e do Colégio de Presidentes, sistema de excelência gerencial, gestão pessoal, diretrizes para gestores dos Conselhos, lei de licitações e pregão, aspectos legais da gestão do Confea e dos Creas e, política de fiscalização do exercício e da atividade profissional, também são temas previstos para serem debatidos até sexta-feira (10.10).

*Rafaela Maximiano
Ascom/Crea-MT