Sessão solene homenageia eng. Colombo Salles

29 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Assembléia Legislativa de Santa Catarina realizou na última quinta-feira, 22, sessão solene em homenagear ao ex-governador Eng. civil Colombo Salles, que dirigiu Santa Catarina no período de 1971 a 1975. O presidente do Crea-SC, eng. agrônomo Raul Zucatto, esteve presente e compôs a mesa de autoridades. O evento foi realizado em parceria com a Associação Catarinense de Imprensa, Academia Catarinense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico e CREA-SC, com apoio cultural do Governo do Estado e do grupo Suez Tractebel.

Na oportunidade, foi lançado o livro “Colombo Salles: O Jogo da Verdade” de autoria do jornalista Moacir Pereira. O prefácio foi escrito pelo professor Alcides Abreu, ex-secretário de Estado e um dos principais articuladores da gestão Colombo Salles. Além de recuperar fatos políticos e administrativos relacionados com o processo de escolha indireta pelo regime militar de Colombo Salles para governar Santa Catarina, a obra traz fatos inéditos ocorridos antes e depois da posse. Documentos oficiais que tratam do Projeto Catarinense de Desenvolvimento, o plano de ação do governador, são analisados no livro.

Natural da Laguna, onde nasceu em 1926, Colombo Machado Salles exerceu vários cargos técnicos e administrativos antes de assumir o governo catarinense. Elaborou trabalhos na área de portos e canais em diversos Estados. Foi secretário no governo do Distrito Federal na década de 1960 e diretor geral do extinto Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis. Professor honorário da Universidade Federal de Santa Catarina, tem várias condecorações nacionais e internacionais. Recebeu a Medalha do Mérito do Conselho Federal de Engenharia (CONFEA) e é sócio honorário da Casa do Jornalista.

Fonte:Crea-SC