Crea-MT lamenta profundamente falecimento do engenheiro civil, ex-governador e ex-prefeito de Cuiabá, Frederico Campos

1 de março de 2021, às 8h51 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato   Grosso (Crea-MT), com muita tristeza e pesar, lamentando profundamente o falecimento do engenheiro civil, ex-governador e ex-prefeito de Cuiabá, Frederico Campos, de 93 anos, vítima da Covid-19, domingo (28/03).

O presidente do Crea -MT, Eng. Juares Samaniego, diretoria, conselheiros e colaboradores muito respeitosamente enviam aos familiares e amigos, condolências e os mais sinceros pêsames.

“Cuiabano legitimo, Frederico Campos deixa um grande legado na política do estado e na história de Mato Grosso. Sua competente atuação em prol da sociedade sempre será lembrada”, destacou o presidente do Crea-MT, Juares Samaniego.

Frederico era engenheiro civil, profissão na qual era apaixonado. Foi ex-secretário de Obras da gestão Garcia Neto (que o antecedeu), ex-governador e foi prefeito de Cuiabá por dois mandatos. Foi casado com Ivone Campos (já falecida) e tem dois filhos: Frederico Filho e Nilton Campos.

História -Ex-governador 1979/ 1983, Frederico assumiu o governo ao ser indicado pelo presidente Ernesto Geisel. Antes, conduzia a secretaria de Obras do governo Garcia Neto (1975-1978). Assim, seu primeiro mandato não foi definido por voto popular, mas durante a Ditadura.

Sobrinho do general Dilermano Gomes Monteiro, Frederico foi nomeado prefeito de Cuiabá (1967 a 1969) pelo então governador Pedro Pedrossian. Somente no seu terceiro mandato é que Frederico Campos conquista mandato por votação nas urnas. Foi eleito prefeito da Capital em 88. Comandou o Palácio Alencastro de 1989 a 1993. Aos 84 anos, exerceu o cargo de diretor-financeiro da extinta Companhia de Saneamento de Cuiabá (Sanecap).

 

Cristina Cavaleiro/Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar(GEMAR)