58 anos do Crea-MT: Conheça a jornada do conselho que impulsionou o desenvolvimento urbano e tecnológico em Mato Grosso

15 de dezembro de 2024, às 9h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

 

 

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), com sede em Cuiabá, comemora 58 anos de fundação neste mês. Criado em 15 de dezembro de 1966, o Crea-MT é uma autarquia de direito público que fiscaliza, orienta e registra o exercício das profissões ligadas ao Sistema Confea/Crea, como Engenharia, Agronomia, Geociências, e Tecnologias correlatas.

O presidente do Crea-MT, engenheiro civil Juares Samaniego, destacou o papel fundamental do Conselho no desenvolvimento de Mato Grosso, estado de destaque nas Engenharias, Agronomia e Geociências. “Seja verificando, orientando ou fiscalizando o exercício profissional, o objetivo principal é defender a sociedade contra práticas ilegais, além de promover a valorização dos profissionais. Hoje, temos mais de 250 profissões registradas no Conselho, sendo cerca de 47 mil profissionais registrados no estado”, afirmou.

O Crea-MT foi fundado em um período de grandes desafios. Sem sede própria, o primeiro presidente, engenheiro civil e sanitarista Mário Saul, cedeu uma sala no prédio da Fundação Nacional de Saúde para iniciar as atividades. Desde então, o Conselho passou por diversas transformações, incluindo avanços tecnológicos, parcerias estratégicas e a interiorização de seus serviços.

O Conselho também conta com um legado de lideranças marcantes, como Mário Saul, Satyro Pohl Moreira de Castilho, Odenir Vandoni e muitos outros que contribuíram para a consolidação do Crea-MT como referência no setor.

Serviços

Com uma estrutura consolidada em 26 cidades, o Crea-MT atua deforma descentralizada para atender profissionais e empresas em todo o estado. Entre os serviços oferecidos estão:

  • Registro profissional e de empresas;
  • Emissão de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs);
  • Fiscalização do exercício das profissões regulamentadas;
  • Orientação técnica e ética;
  • Realização de eventos e capacitações.

 

Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT.