9°Encontro Regional de Florianópolis aprova 12 propostas

12 de março de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Fonte;Crea-SC
Cerca de 80 profissionais compareceram ao primeiro encontro regional preparatório ao 9º Congresso Estadual dos Profissionais (CEP) que aconteceu ontem, 6.03 em Florianópolis, na sede da ACE – Associação Catarinense de Engenheiros. Foram aprovadas 12 propostas, que junto as dos demais encontros realizados no Estado, serão sistematizadas e encaminhadas ao Congresso Estadual, que acontece nos dias 25 e 26 de maio, em Florianópolis.

As propostas aprovadas no CEP serão enviadas ao 6º Congresso Nacional dos Profissionais (CNP). O tema central das discussões deste ano é “Pacto Profissional e Social”, um acordo entre os profissionais do Sistema CONFEA/CREA direcionado à melhoria constante da qualidade de seus produtos e serviços, à eficácia de suas organizações profissionais, à defesa dos interesses sociais e humanos e à promoção do desenvolvimento sustentável.

Como o tema dos congressos envolve os interesses de toda a comunidade – e os profissionais do sistema têm ampla penetração nos mais variados segmentos da sociedade – a convocação para participação intensiva nos encontros preparatórios e no congresso é uma prioridade do Conselho. É importante a participação dos profissionais, no momento em que as condições de trabalho, estrutura organizacional do Sistema e o exercício da profissão serão discutidos em todo o território nacional.

Após a abertura do evento realizada pelo presidente, Eng. Agronômo Raul Zucatto, o coordenador do 9º CEP e vice-presidente do Conselho, Eng. Carlos Alberto Xavier, destacou o objetivo do evento: relatar antigas afinidades e parcerias, buscar mais identidade e profissionalismo de atuação do CREA.

“Este encontro é o início de uma revolução, uma renovação de conceitos, que culminarão no pacto profissional e social, que será apresentado em forma de Ante-projeto de Lei ao CNP; de Projetos de Resolução ao Confea; de Projetos de Atos Normativos ao CREA-SC e ainda as diversas moções”, comentou o coordenador.

O presidente Zucatto ressaltou alguns dos desafios do sistema que serão discutidos nos encontros, como a melhoria da estrutura organizacional do Conselho, o processo de escolha dos dirigentes, o aprofundamento do sistema democrático e uma maior participação na área de Ensino. “Este e a série de outros encontros serão principalmente uma grande oportunidade para que o CREA-SC tenha uma integração definitiva com a sociedade, nos municípios, estado e país, estando sempre presente nas grandes decisões, visando a segurança e a qualidade de vida da comunidade, fortalecendo sempre as nossas profissões”, assinalou.

A primeira palestra do encontro foi do Superintendente de Programas e Projetos do Confea e ex-presidente do CREA-SC, Eng. Eletr. Edison Flávio Macedo, “Discutindo o novo Pacto Profissional e Social”, onde exemplificou a complexa rede de questões que caracterizam o sistema e suas relações com a sociedade.
O Coordenador Geral do 6º CNP, Eng. Civil Argemiro Mendonça, foi o palestrante seguinte, falando sobre “Visão Geral do Pacto Profissional e Social”. O Engenheiro mostrou otimismo em relação a esta edição do CNP, destacando o diferencial de que todas as instâncias do sistema se comprometeram a lutar pela implementação das propostas dentro do sistema e também no Congresso Nacional.

“Outro diferencial desta edição do Congresso é que as propostas sistematizadas no CNP voltam aos CREAs para reanálise e aprovação”, lembra Mendonça. “Isto traz mais credibilidade e uma participação mais ampla dos estados”, disse. O engenheiro falou ainda sobre a fragmentação do Conselho, com a criação por exemplo dos Conselhos de Arquitetura; sobre o aumento da criação de novos cursos, cujo número triplicou nos últimos dez anos; sobre exame de proficiência, entre outros assuntos.

A última palestra foi ministrada pelo Dr. Antônio Carlos Brasil Pinto, professor da UFSC e ex-promotor de Justiça da Capital, que falou sobre Ética e Meio Ambiente.
Após as palestras os participantes reuniram-se em grupos de trabalho dos eixos temáticos: da identidade das profissões e dos profissionais; da eficácia do exercício profissional; das finalidades papéis institucionais; da adequação das estruturas organizacionais; da formação profissional adequada; da participação profissional desejada; do processo de discussão de um novo pacto.

O evento encerrou após a Plenária final que sistematizou e aprovou as propostas elaboradas pelos grupos, e a eleição dos delegados, que representarão as regiões do Estado no CEP.