CUIDADO! VEÍCULO ZANZANDO NA PISTA!
21 de agosto de 2012, às 15h12 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
De repente o veículo que vai a sua frente começa a zanzar na pista. Você vai tentar ultrapassá-lo e lá vem ele pra cima. Você freia aumenta a distância e se prepara para uma nova tentativa. Quando inicia a ultrapassagem, lá vem ele novamente. Aí você se conscientiza de que é melhor ficar longe do que tentar ultrapassá-lo. Afinal, este motorista está colocando em risco não somente a vida dele, mas também a sua e de outros que estejam próximos. Zanzando deste jeito e assustando a todos, ele pode causar um acidente sem ao menos perceber ou sequer se envolver.
O que será que está acontecendo com quem está dirigindo este veículo? Olha isso!!! Quase derrubou o motociclista!!! Será que está bêbado? Ou passando mal? Nem ao menos escuta as buzinas de alerta dos demais motoristas!!
Na tentativa de saber o que está havendo, você começa a prestar mais atenção no que se passa no interior do veículo e apesar da visão comprometida pelos vidros escuros, percebe que o motorista está um tanto quanto inquieto e gesticulando a todo instante como se tivesse deixado cair uma brasa de cigarro no colo ou tentando se livrar de alguma abelha intrometida. Hummmm!! O motorista deve estar discutindo com alguém sentado ao lado ou no banco traseiro. Reparando melhor você percebe que não tem nenhum passageiro no carro e que o motorista está sozinho!!! Então, o que é que está acontecendo?!
Finalmente você consegue ficar ao lado dele quando o semáforo fica vermelho. Chega até a ouvir os berros e palavrões proferidos pelo motorista. Arrisca um olhar e percebe o que está havendo. Ele está esbravejando ao celular!!
Você sabia que estudos da ABRAMET Associação Brasileira de Medicina de Tráfego apontam como sendo dois os fatores que interferem na atenção do motorista que dirige falando ao celular?
– Os Operacionais que são aqueles relacionados com o manuseio do telefone (procurar e pegar o celular, discar ou olhar o número que chamou, prender o celular com a cabeça e o ombro, e outros).
– Os Não Operacionais que dividem-se em Psicológico (como o nosso kamikase do texto acima, onde o motorista se envolve emocionalmente com a conversa) e Cognitivo (resultante das alterações da atenção causadas pela simples tarefa de elaboração e compreensão de frases juntamente com o ato de dirigir um veículo).
Lembre-se: Nunca dirija falando ao celular! Se o aparelho tocar ou você tiver que fazer uma ligação, pare o veículo em local seguro. Assim evitará acidentes, multa e perda de pontos na carteira de habilitação.
Luiz Roberto M. C. Cotti
Projeto Sobrevivência no Trânsito
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