A importância dos biomas presentes no Estado de MT

14 de agosto de 2015, às 17h16 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

A matéria inédita da próxima semana do Programa Crea na TV trata dos biomas mato-grossenses. E para falar sobre o assunto, entrevista o engenheiro florestal Benedito Carlos Pacheco indicado pela Associação Mato-grossense dos Engenheiros Florestais (Amef-MT) e a Engenheira Ambiental Susana Pacheco que é colaboradora do Crea-MT.

 

A matéria traz um panorama geral sobre os biomas, onde eles estão localizados e quais os problemas que eles enfrentam. Confira o conteúdo abaixo e também assista à versão em vídeo no endereço www.youtube.com/creamatogrosso.

 

Um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definida pelas condições físicas predominantes nas regiões. Esses aspectos climáticos, geográficos, por exemplo, fazem com que um bioma seja dotado de uma diversidade biológica singular própria.

 

No Brasil, os biomas existentes são a Amazônia, o Cerrado, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Pampa e o Pantanal. Mato Grosso é um estado privilegiado em termos de biodiversidade. É o único do Brasil a ter, sozinho, três dos principais biomas do país: Amazônia, Cerrado e Pantanal.

 

De acordo com o engenheiro florestal Benedito Carlos Pacheco, Mato Grosso é composto de três biomas de estrema importância da sustentabilidade do ecossistema pode ser dizer mundial, “Mato Grosso pertence à Amazônia legal e seu bioma predominante é o Amazônico, mas também existe o bioma cerrado e o pantanal, a preservação desses biomas de modo geral ela é satisfatória, é logico que nos precisamos implantar mais ações que assegure ela ao longo dos anos, o bioma pantanal, por exemplo, é um bioma de uso restrito a não ser quando se faz limpeza de pastagem nativa é autorizado e qualquer interversão humana antrópica tem que ter autorização previa do órgão ambiental”, informa o engenheiro.

 

Sessenta por cento do bioma Amazônia está no Brasil e quase 1/3 dela está no território mato-grossense, onde mostra toda a sua beleza em fauna e flora no norte de Mato Grosso, onde se misturam animais, plantas, cultura, culinária, os povos amazônicos e os migrantes que vieram do Sul do Brasil para explorar novas terras.

 

A maior floresta tropical do mundo concentra a maior biodiversidade do planeta. Um deleite para a Humanidade. São imensas extensões de matas uniformes e contínuas cortadas por uma infinidade de rios e um número incalculável de paisagens naturais, animais de várias espécies.

 

“Um dos maiores problemas enfrentados em nosso estado é um grande número de ocorrência de desmatamento ilegal, existem diversos fatores, econômicos, geográficos e fundiários, que levam a esse desmate, a agropecuária é a atividade apontada como a grande motivadora para o desmatamento, segundo pesquisas realizadas pelo Ibama, 80% a 90% da área desmatada é destinada para a criação de gado e o restante para produção agrícola”, explica a engenheira ambiental Susana Pacheco.