Profissionais alertam sobre necessidade de cadastro com dados sobre tubulações
26 de maio de 2015, às 15h36 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O engenheiro agrimensor Carlos Roberto Michelini, presidente de Associação Rodonopolitana de Engenharia (Area), e, conselheiro do Crea-MT informa a existência de estudos e discussões técnicas entre profissionais e universidades, em âmbito nacional, com o antigo alerta das autoridades brasileiras quanto a necessidade da construção e integração do cadastro brasileiro, no caso um cadastro único, com dados e localização de todas as redes que passam sob e sobre as ruas e calçadas, denominado de “Cadastro Multifinalitário”.
Michelini informa que esse cadastro é necessário para se conhecer os espaços já ocupados, sejam eles do subsolo, solo ou espaço aéreo. Assim desenvolveria uma malha de identificação topográfica georreferenciada das redes (tubulações) de abastecimento de água, esgoto, drenagem, energia elétrica, telecomunicação, entre outras. “Não podemos trabalhar com suposição por onde estão passando as redes, tanto no alinhamento horizontal quanto no vertical, ou seja, na profundidade ou altura dessas redes, pois o desconhecimento do solo, por exemplo, pode atrasar ou mesmo interromper obras, aumentando os custos e, às vezes, ate mesmo prejudicando obras já implantadas, vindo a acarretar prejuízos maiores a sociedade”, diz o engenheiro.
Nesse contexto, o profissional aponta para registros em noticiários, em diversas partes do Brasil, da abertura, de uma hora para outra, de buraco ou cratera em vias. Ele analisa que, às vezes, o problema já era identificado, porém, o local exato do problema na rede não se conseguiu identificar por falta de cadastro e, assim, o reparo não pode ser feito para evitar contratempos ou ate mesmo tragédia, semelhante ao ocorrido recentemente em Campo Grande, Cuiabá e Rondonópolis.
Ressalta-se o comentário do também engenheiro agrimensor Alessandro Machado do estado da Bahia, sobre o assunto. “Normalmente só nos preocupamos com o que esta visível, acima do solo, abaixo dele deveria haver uma infraestrutura organizada, senão vira um campo minado”, Alerta.
Dessa forma, Michelini finaliza dizendo que as Prefeituras devem contar com a implementação do desenvolvimento junto aos Estados e União do cadastro Multifinalitario, pois isso é primordial para o planejamento e manutenção bem como na ordenação dos municípios.