Presidente do Crea-MT ministra palestra em Alta Floresta

13 de maio de 2015, às 15h32 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) Juares Silveira Samaniego ministrou na ultima sexta-feira (08/05), a palestra “Formação e Inovação na Engenharia”, para os alunos do primeiro semestre de engenharia civil da Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF).

 

Os temas abordados foram: Crea-Jr; Formação Profissional ; Atribuições do Profissional; Mercado de Trabalho; Código de Ética e o Cenário da Engenharia no Estado de Mato Grosso.

 

Com o intuito de conscientizar os alunos o presidente explicou sobre função do Conselho que é de assegurar e promover a fiscalização do exercício profissional em defesa da sociedade. “O Crea precisa garantir que a prestação de serviços nas áreas da engenharia, agronomia e afins, sejam exercidos por profissionais e empresas legalmente habilitados”, enfatizou Samaniego. Afirmou também que a universidade forma o profissional e o Conselho habilita o bacharel, através de um registro emitido conforme suas atribuições profissionais, para que o mesmo possa exercer a profissão de engenheiro no mercado.

 

“Este curso de engenharia começou este ano, sendo a primeira turma, nesse sentido, foi de imensa satisfação contar com a palestra do presidente e gestor superior do Conselho no estado e que também exerce a profissão de engenheiro civil. O objetivo de discussão da palestra nada mais é que o processo de formação dos estudantes, bem como o mercado de trabalho do engenheiro”, explicou o idealizador da palestra, o professor Emanoel Junior Nunes.

 

Um dos temas abordados também de muita importância foi sobre o Crea-Júnior, um programa do Crea-MT criado com objetivo de promover a integração e a interlocução entre o Sistema Confea/Crea e esses futuros profissionais. “A ideia do Crea-Júnior é promover discussões, debates, palestras, seminários, visitas técnicas entre outras atividades que visam auxiliar na formação do estudante e proporcionar informações necessárias sobre as normativas profissionais, ética e conduta para que desta forma seja possível cumprir o papel social e profissional na sociedade”, afirmou Samaniego.