Samaniego prestigia posse de Libânio no IPDU em Cuiabá

24 de março de 2015, às 18h36 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), engenheiro civil  Juares silveira Samaniego, prestigiou no último 19 de março a posse do superintendente do  Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá (IPDU), arquiteto Benedito Libânio de Souza Neto.
 
 
A solenidade de posse foi realizada pelo prefeito Mauro Mendes, no gabinete executivo no bairro Santa Rosa, responsável por reativar o instituto extinto na gestão passada. “O IPDU é um instrumento para pensar e planejar o futuro de Cuiabá. Todos os dias temos enormes demandas para cuidar que muitas vezes são do passado. É o asfalto e o esgoto que não foram feitos, é a escola que há 15 anos não foi reformada. Quem cuida disso no dia a dia às vezes não tem tempo para pensar o futuro. Ao criar esse instituto, e a própria secretaria do Planejamento Urbano, vamos dedicar algumas pessoas para pensar a cidade”, disse Mauro Mendes durante seu discurso.
 
 
Para Mauro Mendes, a reativação do IPDU, um pleito de entidades de classe como o Crea/MT (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), o CAU/MT (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) e o próprio Ministério Público, vai dar uma melhor condição para planejar a cidade para daqui a 10, 15, 30, 50 anos. Ele contou que esteve em Xangai (China) e viu uma maquete que o governo local construiu há 50 anos, estabelecendo exatamente como seria atualmente a cidade, o seu crescimento e desenvolvimento. “Temos que nos espelhar nestes bons exemplos. Temos que planejar Cuiabá para daqui a 50 anos, para quando lá chegarmos, cheguemos com uma condição melhor do que hoje. Com avenidas que possam ser projetadas e, com o crescimento, respeitar esses novos limites. Dentro desses limites teremos uma cidade com maior capacidade de mobilidade urbana”, declarou.
 
 
O superintendente do IPDU, Benedito Libânio de Souza Neto, tem 47 anos e é arquiteto urbanista e engenheiro civil por formação. Ele disse que o instituto terá uma função primordial na execução de pesquisas e levantamento de dados para dar uma visão integrada da cidade. “A partir daí, vamos criar políticas urbanas para dar a cidade mais qualidade de vida”, disse o superintendente, que agradeceu o convite ao prefeito e a oportunidade de trabalhar ao lado do secretário de Planejamento, Guilherme Muller. “Guilherme tem uma capacidade estupenda, a experiência de vários governos. Vamos somar juntos com a equipe do IPDU. Estou muito motivado para trabalhar”, afirmou.
 
 
O secretário de Planejamento, Guilherme Muller, a quem o IPDU está vinculado, agradeceu ao prefeito a recriação do IPDU. Ele disse que o Planejamento agora está completo, pois uma de suas diretrizes é o planejamento urbano da cidade. “Estamos cumprindo a Constituição Federal, que estabelece o desenvolvimento de políticas urbanas e o IPDU é o instrumento que pensa a cidade”, discursou.
 
 
Samaniego destacou a escolha do prefeito Mauro Mendes como sendo inteligente e técnica. "Nossos gestores devem colocar em cargos técnicos profissionais da área que saibam planejar assim como foi feito com Libânio. Tenho certeza que será feito um ótimo trabalho. Essa sempre foi uma de nossas defesas frente ao Crea-MT", destacou Juares.
 
 
Participaram da posse os secretários municipais Marcelo Bussiki Rondon (Controlador-Geral), Alberto Machado (Cultura, Esporte e Turismo), Kleber Lima (Governo e Comunicação), Coronel-PM Eduardo Henrique de Souza (Ordem Pública), João Batista de Oliveira (Adjunto de Governo e Comunicação), o promotor de Justiça Carlos Eduardo (representando o Ministério Público), os secretários de Estado Adriana Vandoni (Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção) e Eduardo Chilleto (Cidades – representando o Governo do Estado), o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Júlio Pinheiro,  o presidente do Crea/MT, Juares Samaniego, o presidente da CAU/MT, Wilson Vargas de Andrade e o pároco da Igreja do Rosário e São Benedito, padre Hildo Rasch.