Projeto “Educação e geociências” desenvolve exposições em escolas
O Projeto de Extensão Educação e Geociências, desenvolvido por Professores do Instituto de Engenharia da Universidade Federal de Mato Grosso, com a participação de estudantes do Curso de Engenharia de Minas, Engenharia de Computação e Geologia, está em seu segundo ano de funcionamento e durante este tempo desenvolveu exposições de rochas, minerais e fósseis em escolas de Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães.
Os conteúdos de geociências são fundamentais para a compreensão da história evolutiva da Terra, dos mecanismos de controle climáticos e das limitações dos recursos existentes no nosso planeta. Através das rochas, fósseis e minerais é possível conversar e aprender de forma interdisciplinar sobre química, física, biologia, história e geografia. O projeto visa auxiliar a despertar o interesse pela ciência e contribuir para o pensamento crítico, apresentando aos estudantes perguntas como: Onde são usados minerais e rochas no nosso dia-a-dia? É possível existir uma sociedade moderna sem mineração? Os recursos naturais são renováveis? Qual a história do nosso planeta? Como ocorreu a evolução biológica? Essas são algumas das questões que podem ser respondida através do acervo disponibilizado na exposição.
No ano de 2017 duas exposições foram realizadas, sendo a primeira delas na Escola Estadual Governador Garcia Neto, situada no município de Várzea Grande. A segunda exposição foi realizada durante a III Semana de Engenharia realizada pelo Instituto de Engenharia da Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Várzea Grande. Nesta quinta-feira dia 16 de agosto, o projeto irá visitar a Escola Estadual Francisco Alexandre Ferreira Mendes, situada no Bairro Esperança. Durante os próximos meses, ao menos mais cinco instituições de ensino receberão a exposição.
O projeto é resultado de uma parceria entre o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS), Museu de Rochas, Minerais e Fósseis da Faculdade de Geologia (FAGEO) e a Coordenação de Extensão da Universidade Federal de Mato Grosso.
Mais informações: Prof. Me Caiubi Kuhn – (65) 98126-7973.