Presidente do Crea-MT realiza abertura de Fórum de BDI em Cuiabá

3 de março de 2015, às 18h26 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), engenheiro civil Juares Silveira Samaniego, realizou a abertura do “Fórum de BDI e Gerenciamento de Alteração de Escopo” no início da tarde de terça-feira, 03 de março, no auditório da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Governo Estado de Mato Grosso (Sinfra-MT).

 

Também compuseram a mesa de abertura do evento o presidente e o vice-presidente nacional do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (Ibec), Paulo Roberto Vilela Dias e José Luis Chacon de Assis; o presidente da Systech nacional; Ricardo Delarue; o auditor do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Benedito Seror; o diretor da empresa Moreno Security, Adirley Fonseca; o secretário municipal de Várzea Grande e presidente do Instituto de Engenharia de Mato Grosso, Tarciso Bassan; e, a secretária adjunta da Sinfra e diretora-geral da Mútua-MT, Marciane Prevedello Curvo.

 

O Fórum, fruto da parceria entre as duas empresas, é parte do 1º Fórum Brasileiro de Custos de Obras Públicas, realizado entre os anos 2011 e 2012, em mais de 15 capitais brasileiras. Foi composto por duas palestras: Gerenciamento e Alteração de Escopo (Pleitos/Claims), do diretor da Systech no Brasil, Ricardo Delarue, e Orientação Técnica 004/2013, BDI e Encargos Complementares, do presidente do IBEC, Paulo Dias, com participação especial da empresa Moreno Security.

 

Durante a mesa de abertura, o presidente do Instituto de Engenharia de Mato Grosso, Tarciso Bassan, e a secretária adjunta da Sinfra, Marciane Prevedello Curvo, chamaram a atenção para a importância dos eventos que Crea-MT e Ibec-MT e a Associação dos Engenheiros (Abenc-MT), tem trazido para Mato Grosso, bem como o “incentivo para reerguer o IEM-MT, entidade que deu origem ao Crea-MT”, declarou Bassan.

 

O vice-presidente do IBEC, José Luis Chacon, e o presidente do Crea-MT destacaram a importância do Fórum e convidaram a todos a participarem do 10º Congresso Mundial de Engenharia de Custos que será realizado entre os dias 08 e 12 de outubro de 2016, no Rio de Janeiro. Ele também mostrou o programa de certificação do IBEC em Engenharia de Custos, o IBEC Certificador.

 

“O objetivo do Fórum é chegar a outras capitais do país e alinhar conceitos e ideias para elaborar uma Orientação Técnica (OT). Além disso, no site do IBEC, todos os participantes do Fórum poderão fazer comentários e votar em modificações na OT”, destaca Chacon.

 

Também prestigiou o evento o presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Secção de Mato Grosso (Abenc-MT), engenheiro civil André Luis Shuring.