3º Seminário Mato-Grossense de Engenharia de Custos é realizado no Crea-MT
29 de janeiro de 2015, às 15h52 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O seminário segundo Paulo Roberto Dias, é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população. “O evento será muito profícuo para nossos engenheiros. No país, ainda temos muitos casos de corrupção e obras paralisadas devido à má orçamentação e à falta de planejamento das obras públicas, exemplo disso às obras da copa de mundo em que em muitas cidades ainda existem obras inacabadas. A Engenharia de Custos nos permite aprimorar os projetos que ainda são de péssima qualidade”, afirmou o presidente do Ibec, que defende o preço justo nas obras públicas.
O presidente do Crea-MT, Juares Samaniego, ressaltou a importância do seminário para Mato Grosso. “As obras na capital do estado ainda estão deficientes de qualidade. Esse evento vem trazer uma colaboração fundamental para evitar a má qualidade das obras públicas e a sonegação, principal consequências dos custos muito baixos apresentados nos projetos. Sem um bom projeto, não se entrega obra com qualidade para a população”, ressaltou o presidente.
Finalizando a abertura e dando início à palestra o professor Paulo Roberto explica aos participantes que a engenharia de custos é o ramo das engenharias voltado ao aspecto custo de ima obra ou serviço. “Compreende-se a cuidadosa e minuciosa elaboração de orçamentos e como autentica ciência de custeio, atua na concepção do empreendimento, verificando conjuntamente com os demais ramos de engenharia a viabilidade técnico-econômica, realizando analise diagnostico, prognostico, enfim a necessária síntese quanto ao que há de ser gasto e lucrado”.
