Coordenadora do Crea-Jr de MT representará Centro-Oeste em Comissão do Confea

5 de dezembro de 2014, às 18h14 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Nessa semana houve a eleição dos membros da nova comissão do Confea e a coordenadora do Crea-Jr de Mato Grosso foi escolhida para representar a região Centro-Oeste na Comissão Temática Novo Engenheiro. "A vaga do Centro-Oeste foi bastante disputada. Essa eleição representa uma grande conquista para o nosso Crea-Jr que tem batalhado pelo fortalecimento do programa", declarou a coordenadora do Crea-Jr do Crea-MT, a estudante do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Cuiabá (Unic) Kamila Barros Bonfim. 

 

Em setembro o plenário do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia aprovou a criação da Comissão Temática Novo Engenheiro visando incentivar os futuros profissionais para a prática do exercício profissional responsável e ético, aproximando-os da realidade social do país, tendo como objetivo principal direcionar, unificar e padronizar ações relativas aos programas do Crea Júnior/Jovem no que diz respeito às atividades do Sistema Confea/Crea.

 

Dispõe a Decisão Plenária PL-1379/2014, que esta comissão seria composta por 10 membros, sendo cinco conselheiros Federais (um de cada comissão permanente do Confea) e cinco membros dos Crea Júnior/Jovem, sendo um de cada região geográfica brasileira.

 

De acordo com Kamila sua gestão terá como foco buscar a regulamentação ou a readequação do Crea-Jr/Jovem no Confea. "O Programa Crea-Jr, que em alguns estados chama-se Crea-Jovem, existe no Brasil há 14 anos, mas até hoje ele não foi regulamentado pelo Confea, consequência dessa falta de regulamentação, embora todos os Creas possuam o programa, é a atuação isolada, sem planejamento padronizado e sem continuidade. Com a criação da Comissão do Novo Engenheiro será possível regular o funcionamento dos Creas Juniores e do Fórum Jovem em âmbito nacional, além de disciplinar a forma de aproximação entre os sistemas profissional e educacional", esclarece.

 

O presidente do Crea-MT, o engenheiro civil Juares Samaniego, que articulou a eleição da coordenadora Kamila, apoia a proposta da nova gestora. Para ele a atuação dos estudantes das áreas tecnológicas no âmbito do Sistema Confea/Crea pode desempenhar papel relevante na aproximação entre os sistemas profissional e educacional.