Amef realiza curso de Cadastramento Ambiental Rural

30 de outubro de 2014, às 13h29 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

Quarta-feira, dia 29 de outubro, a Associação Mato-grossense de Engenheiros Florestais (Amef), com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), realizou um curso de Cadastramento Ambiental Rural (CAR) em Cuiabá-MT, dirigido aos engenheiros florestais do estado de Mato Grosso. 

 

De acordo com o presidente da Amef, Joaquim Paiva de Paula, com o advento da Lei nº 12.651/2012 (Código Florestal) toda propriedade rural, independente do tamanho, passou a ser obrigada a fazer o CAR para posterior licenciamento. "Trouxemos um especialista de Goiás para capacitar os engenheiros florestais autônomos de nosso estado em razão das exigências do Código Florestal", explixou Paiva.

 

Ministrado pelo tecnólogo em geoprocessamento Paulo Rafael Alves, o curso explanou sobre a legislação do novo Código Florestal e a aplicação do Car; conceituou imóvel rural, reserva legal, áreas de preservação permanente, uso restrito, área rural consolidada, servidão administrativa, módulos fiscais; bem como comparou o os sistema estadual no Brasil com o sistema federal de CAR, realizando exemplos práticos.

 

O Cadastro Ambiental Rural consiste no sistema eletrônico de identificação georreferenciada da propriedade ou posse rural, contendo a delimitação das Áreas de Preservação Permanente (APP), da Reserva Legal, Remanescentes de Vegetação Nativa, Área Rural Consolidada e de Uso Restrito, localizadas o interior do imóvel para fins de controle e monitoramento.