Amigo Engenheiro
12 de dezembro de 2013, às 18h03 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Nesta quarta-feira, 11 de dezembro, é comemorado o dia do engenheiro civil. Esta data foi escolhida para homenagear esses profissionais porque no mesmo dia foi promulgado o Decreto Federal n° 23.569, assinado pelo presidente Getúlio Vargas, que regulamentou o exercício das profissões do Sistema Confea/Crea – considerado marco na história da regulamentação profissional do Brasil.
São oito décadas de regulamentação das atividades da aérea tecnológica. E, apesar de desempenharmos importante função tanto econômica quanto cultural – somos responsáveis por 70% do PIB nacional -, o profissional de engenharia não tem o devido reconhecimento da sociedade brasileira, tendo em vista que em praticamente todos os setores de consumo está presente um profissional especializado da área.
Falo isso pensando nos engenheiros que ocupam cargos de funcionários públicos e não recebem salários dignos para sustentar suas famílias. Também falo nisso pensando nas declarações políticas feitas recentemente por ministros de que os profisisonais formados em engenharia neste país seriam incompetentes e na tentativa de importanção de mão de obra e consequente desregulamentação das nossas profissões.
Em Mato Grosso, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia já existe há 47 anos e são mais de 18 mil profissionais registrados e 1,8 mil empresas atuando. Sabemos que o Estado cresce, seja no campo ou na cidade, por causa do nosso trabalho e não de declarações ou decisões políticas.
O que nos conforta e, também aos futuros profissionais, é que praticamente todos os seguimentos da engenharia estão aquecidos no mercado de trabalho. A exigência e o rigor no planejamento e execução de obras públicas, e mesmo privadas, ampliou principalmente a procura pelos profissionais civis. Já no campo os agrônomos são peças fundamentais.
O Crea Mato Grosso vem atuando eficazmente na fiscalização do exercício profissional garantindo mercado de trabalho ao profissional diplomado e registrado, bem como tem conquistado espaço político no cerário regional com a aprovação e discussão de assuntos importantes: a Lei 5.587 de inspeção predial, Asssistência Técnica Gratuita, Acessibilidade e calçadas, entre outras.
Tomo a liberdade de chamá-lo de amigo, e parabenizo você que também é engenheiro e faz parte dessa luta diária que impulsiona não somente nossas carreiras, mas empresas, indústrias, cidades, estados e um país inteiro.
Feliz natal e um próspero 2014!
Engenheiro Civil Juares Silveira Samaniego
Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT)