Plenária do CREA-MT analisa processos de infração e aprova semana de conciliação
13 de julho de 2017, às 10h44 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
A Plenária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia aconteceu na noite de terça-feira (11), reunindo conselheiros de todo o Estado no auditório da autarquia. A presidente Kateri Felsky dos Anjos, abriu a reunião informando que a diretoria do Conselho concedeu 16.67% de aumento no ticket alimentação dos servidores, que passam a receber R$ 700,00 por mês para compras em mercados e supermercados.
“Estamos buscando trazer melhorias para nossos servidores, aos poucos estamos repondo perdas e, sempre vamos valorizar nossos colaboradores. Fazemos isto, pois sabemos que assim, estes benefícios se revertem em um melhor serviço prestado a nossos profissionais”, destacou Kateri.
Na sequência, abriu-se a votação dos 56 processos de infração à legislação, praticados por empresas e por profissionais. Grande parte dos ilícitos fere o artigo 6º da Lei 5.194/66, quando se exerce ilegalmente a profissão de engenheiro ou engenheiro-agrônomo. Em 46 processos resolveu-se pela manutenção das multas aplicadas; sete receberam voto para arquivamento e 03 tiveram cancelamento de multa com arquivamento de processo.
Outra decisão plenária foi o estabelecimento da Semana de Conciliação do CREA-MT, que ocorre todos os anos, contudo, a presidente solicitou que em 2017 houvesse uma ampliação das possibilidades de pagamento. “Estamos vivendo numa crise e, somente na semana passada, recebi 03 profissionais com dificuldades financeiras. Alguns estão desempregados e precisamos ter mais sensibilidade para que todos possam quitar seus débitos”, explicou Kateri.
A Plenária aprovou o desconto de 100% em juros e multas para pagamentos à vista ou em até 30 dias e, a redução de 80% dos juros e multa, com possibilidade de pagamentos em até 10 vezes. Nos anos anteriores o parcelamento só chegava a 5 vezes. A Semana de Conciliação acontecerá de 24 a 28 de julho.
Na reunião também foi homologada a Tabela de Honorários 2017 do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE/MT). Finalizando a reunião, houve a apresentação oral dos conselheiros que estiveram participando de eventos fora do Estado.
O conselheiro Edson Domingues de Miranda, falou sobre sua participação no VIII Circuito Nacional do Setor Elétrico, que aconteceu dias 10 e 11 de maio, no Centro de Convenções de Goiânia. O evento reuniu profissionais que fazem parte da cadeia do setor elétrico, da geração ao consumo de energia. Segundo o conselheiro, um dos maiores destaques do evento foi a redefinição de normas e a discussão de tendências, como as ligadas à Proteção de Descargas Atmosféricas (PDA).
O conselheiros Carlos Luiz Milhomem de Abreu apresentou o 13º BrazilFair/ BioFach, evento promovido em São Paulo, no Centro de Eventos do Ibirapuera, entre 07 e 10 de julho. Com o título “O planeta em transformação: um novo olhar sobre o universo orgânico”, estudantes, agricultores orgânicos e diversos profissionais puderam conhecer as novidades na área da sustentabilidade, disseminando hábitos saudáveis. Mais de 25 mil pessoas visitaram o evento e seus 404 expositores.
A próxima reunião Plenária está marcada para o dia 18 de agosto, saindo no cronograma estabelecido, pois na segunda semana do mês, haverá a 74ª Semana da Engenharia e Agronomia (SOEA), em Belém, no Pará. Assim, a Plenária de agosto será na semana seguinte, na cidade de Primavera do Leste, realizando a primeira sessão itinerante do CREA-MT em 2017.