Palmas mobiliza todo o Brasil para a construção do país
17 de setembro de 2019, às 16h23 - Tempo de leitura aproximado: 6 minutos
A abertura da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (76ª Soea), realizada nesta segunda-feira, 16 de setembro em Palmas no Estado de Tocantins atraiu cerca de duas mil pessoas de várias partes do país. No coração do Brasil, profissionais, estudantes, pesquisadores, docentes e lideranças políticas dos quatro cantos do país se reunirão durante quatro dias em um intenso intercâmbio.
Ao prestigiar o início da Soea, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente explicou que diversos temas de grande relevância, relacionados a engenharia do país serão debatidos durante os quatro dias de evento, destacando o potencial do Estado de Tocantins. De acordo com Valente, serão debatidos durante a Soea, assuntos em evidencia no país, como acessibilidade, aquicultura, biomas, desenvolvimento, energia, ética, indústria, infraestrutura, mineração, petróleo, recursos hídricos, robôs, saneamento, soberania nacional e sustentabilidade. Temas como esses promovem o crescimento do Brasil, tornando-o respeitado internacionalmente por sua engenharia.
“A abertura foi um sucesso, a receptividade da equipe local através do presidente do Crea Tocantins mostra a excelência na organização do evento. Contando com a presença 60 representantes que compõem a comitiva do Crea Mato Grosso, tanto os conselheiros como os diretores da Mútua-MT, funcionários do Regional Mato-grossense e delegados que vieram participar do Congresso Nacional de Profissionais, o CNP. Nesse inicio do encontro, dou ênfase ao potencial do município como foi colocado pela prefeita Cinthia Ribeiro, mostrando que Palmas é uma cidade pujante, planejada, com oportunidades, tanto na área da tecnologia como no agronegócio. O Estado de Tocantins começa se despontar na produção de grãos . Já é destaque na produção de bovino de corte e excelente genética de qualidade. Pela localização estratégica do estado, junto com Pará e Bahia, forma o maior polo em processo de desenvolvimento na maior fronteira agrícola do país”, detalhou João Pedro Valente.
Ainda segundo o presidente do Regional mato-grossense, a chefe do executivo municipal de Palmas expões também a excelência do trabalho que vem sendo feito na educação, segurança pública e estrutura da cidade. O intenso calor de Tocantins está sendo aproveitado de forma inteligente pela administração local, tanto que está desenvolvimento um projeto de produção de energia fotovoltaica, ou seja, energia solar. Na oportunidade foi anunciado um investimento de 50 milhões em projetos de geração de energia fotovoltaica.
O presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, destacou a importância da Engenharia em diferentes segmentos da vida cotidiana. “Somos os responsáveis pelo saneamento, pela mobilidade urbana, pela conservação do meio ambiente, pela mineração. O crescimento do agronegócio e da agricultura familiar conta com o trabalho dos nossos profissionais. Estamos presentes na conservação das florestas e até mesmo em áreas menos óbvias, como nos hospitais, repletos de aparelhos complexos desenvolvidos por profissionais da engenharia. Enfim, como diz uma de nossas campanhas de comunicação, ‘tudo gira nas mãos da engenharia’”, ressaltou Krüger.
O presidente aproveitou o momento para destacar a atuação parlamentar do Confea contra a Proposta de Emenda Constitucional nº 108/2019, que visa alterar a natureza jurídica dos conselhos profissionais, o que pode os levar à extinção. “Temos nos esforçado significativamente para evitar que esse projeto de emenda à constituição seja aprovado da forma que foi redigido inicialmente. Fomos inclusive recebidos em audiência pelo presidente do Senado para tratar exclusivamente desse assunto. Agradeço aos presidentes de Creas e das demais lideranças que também têm se empenhado e mobilizado suas bancadas. Tenho a convicção de que nossa mobilização será vitoriosa e não deixaremos que a sociedade fique exposta ao risco da desregulamentação profissional”, afirmou.
Entre os pontos da programação, Krüger destacou o lançamento do Programa Mulher: “pensado para alcançar as profissionais e as estudantes que atuam nas áreas da Engenharia, Agronomia, Geografia, Geologia e Meteorologia, o Programa vai alcançar o maior número de mulheres, independentemente das atividades profissionais, já que sua criação busca a igualdade de gênero. O programa foi construído com colaborações de todo o país, vindas das entidades de classe, do setor empresarial, parlamentares e de representantes da sociedade”, explicou.
Anfitrião do evento, o presidente do Crea-TO, eng. civil Marcelo Costa Maia, afirmou que a Semana ficará marcada na história da Engenharia e da Agronomia tocantinenses. “É uma honra ver esta jovem capital sendo anfitriã do maior encontro profissional da área, colocando em pauta os temas importantes para o desenvolvimento social e econômico do país e também da região”. Maia aproveitou o momento para destacar que conselhos profissionais e a Engenharia, por meio da fiscalização, são estratégicos na garantia da segurança da sociedade. “Tenham todos um bom evento e se sintam em casa”, finalizou.
O vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa Castro, na ocasião representando o governador Mauro Carlesse, destacou ser uma alegria receber a 76ª Soea no estado. “Sabemos que aqui estão presentes todas as vertentes da Engenharia brasileira e também de outros países. Palmas e Tocantins se sentem orgulhosos pela grandeza do debate. Receber um encontro como este seguramente fortalece todo o governo do estado”, destacou o vice-governador, desejando discussões amplas e benéficas para o país.
A prefeita de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro, afirmou que a escolha da “capital do calor humano” não poderia ter sido melhor, dada a natureza planejada do município e sua vocação para o agronegócio. Em seu discurso, a prefeita ressaltou o importante papel de fiscalização exercido pelo Sistema Confea/Crea na garantia de segurança para a população. “Palmas, em 30 anos, nunca vivenciou um acidente envolvendo estruturas de Engenharia. Nosso crescimento continua acima da média, e essa mudança passa significativamente pela mão dos engenheiros”, acrescentou.
Em seu discurso, o presidente da Mútua, eng. civ. Paulo Guimarães, reafirmou a responsabilidade da Caixa de Assistência como o braço social do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Registramos melhorias e avanços constantes na atuação da Mútua e as iniciativas que ela encabeça têm o propósito de alavancar ações voltadas à área tecnológica em todas as suas vertentes, primando por aspectos como inovação, empreendedorismo social e a união de esforços em busca de desenvolvimento e do bem comum”, disse.
Texto Cristina Cavaleiro/Equipe de Comunicação do Crea-MT com assessoria de imprensa da 76° Soea , Fotos: Elias Silva/ Confea