Crea Mato Grosso presente no 10º Congresso Nacional de Profissionais

20 de setembro de 2019, às 17h37 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia
Presidente do Crea-MT, João Pedro Valente , delegado institucional do 10° CNP

O 10° Congresso Nacional de Profissionais (CNP) foi aberto nesta sexta-feira, 20 de setembro, no Centro de Convenções em Palmas (TO), após a 76° Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente e outros delegados do Regional Mato-grossense fizeram parte das deliberações do encontro, que reuniu 509 delegados, 380 estaduais e 129 institucionais, participantes CNP.

“O evento é uma ferramenta de avaliação, debate e definição de estratégias, planos e programas de atuação em suas áreas, por meio de propostas de mudanças nos normativos que regulamentam o exercício da profissão. A participação e aprovação dos delegados, que são profissionais vindos de vários Creas do país é muito importante, pois é uma forma de ponderar, debater e apontar melhorias para a regulamentação de suas profissões, refletindo na valorização de seu trabalho. As propostas apresentadas refletem os anseios dos profissionais e instigam a busca de quebra de paradigmas e inovação para os normativos”, detalhou presidente do Crea-MT, João Pedro Valente.

A abertura do encontro foi dirigida pelo presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, e o conselheiro federal e coordenador da Comissão de Articulação Institucional (Cais), eng. agr. João Bosco de Andrade Lima Filho.

Ladeados pelos assistentes Ricardo Sotto Maior e Edgar Barcelar, funcionários do Conselho Krüger e Bosco conduziram os trabalhos com base na Resolução 1013/2005, do Confea, que regulamenta a organização e o funcionamento da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) e do CNP. A pauta foi aberta com a escolha, entre os participantes, do 1º e 2º secretários, respectivamente, Humberto Dalber (Crea-RS) e Karine Moreira (Crea-DF), e dos 1º e 2º relatores, Célia Rosa (Crea-PR) e Dalila Araújo (Crea-BA).

Na sequência, os delegados sugeriram e aprovaram alterações no regimento do congresso, entre elas, a distribuição equitativa de delegados entre convidados, apenas com direito a voz, e profissionais, assim como entre delegados institucionais e estaduais. Os participantes também sugeriram alterar o regimento quanto ao encaminhamento das propostas aprovadas durante o CNP, bem como a divulgação das informações referentes ao andamento e implementação das mesmas junto ao Confea.

Ao historiar a evolução dos trabalhos, Joel Krüger explicou que 510 propostas foram originadas nos Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs) e enviadas ao Grupo de Trabalho CNP, do Confea, e que depois de agrupadas e sistematizadas se reduziram a 45.

Lembrando que o quórum mínimo para a votação das propostas é de 306 delegados, Joel Krüger informou que os destaques sugeridos e aprovados já valem para o regimento deste ano, enquanto as propostas de alteração, se aprovadas vão compor o regimento do 11º CNP, a ser realizado em 2022. Ele também afirmou que as moções têm que ser apresentadas até o meio-dia de sábado com assinatura de, no mínimo, um terço dos delegados credenciados.

Com número variável de integrantes e diferenciados por cor, os oito grupos de trabalho analisam até amanhã, sábado, último dia do 10º CNP, todas as 45 propostas. Seguem para a plenária final somente as propostas rejeitas em seis ou mais grupos, as demais estarão automaticamente aprovadas.

O CNP- A cada três anos, milhares de profissionais das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências, de alguma forma ligados às atividades de seus respectivos Conselhos Regionais, vestem com orgulho a camisa do Sistema Confea/Crea para se dedicar, literalmente de corpo e alma, à realização do mais importante evento de aprimoramento legislativo do setor, o Congresso Nacional de Profissionais. Tudo tem início com a iniciativa dos Creas de realizar encontros locais e alguns deles o fazem ao longo de meses ou de um semestre.

Cristina Cavaleiro/Equipe de Comunicação do Crea-MT com assessoria do 10° CNP/ Damasceno Fotografia e Marck Castro/Confea