Presidente do Crea-MT participa da XXVI Semana Acadêmica da Agronomia

14 de outubro de 2019, às 17h23 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

 

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Eng° agrônomo João Pedro Valente ministrou palestra  com tema “Processos e Desenvolvimentos do Crea-MT”, segunda-feira, 14 de setembro na XXVI Semana Acadêmica da Agronomia (SEAGRO), realizada pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso (FAAZ/UFMT), no auditório Helmut Forte Daltro. Organizado por estudantes e professores do curso, a programação conta com minicursos e palestras com profissionais que se destacam em diversas áreas.

O encontro englobou os temas: sobre as funções e estruturação do Crea-MT, fiscalização do exercício profissional e o mercado de trabalho, a normatização do Sistema Confea/Crea e Mútua, entidades de classe e a importância da inserção do profissional, o registro profissional, acervo técnico, fiscalização do exercício profissional entre outros assuntos.

“Posso afirmar que, a fiscalização do exercício profissional, gera mercado de trabalho para várias pessoas”, disse Valente ao ressaltar o papel da fiscalização das engenharias com potencial de gerar melhorias para a cadeia produtiva.

Outro assunto abordado por João Valente foi sobre como funciona o Sistema Confea/Crea e Mútua, bem como a criação da Lei 5.194. O presidente do Regional Mato-Grossense mostrou aos alunos os problemas éticos, diferença entre ética e moral, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e a Certidão de Acervo Técnico (CAT).

Ainda de acordo com Valente, a ART é válida como garantia dos serviços prestados, alimentação do Acervo Técnico do Profissional e é imprescindível para fiscalização, limitando a responsabilidade entre as partes e garantindo os direitos autorais.

Para o professor Ismael de Barros Rocha, Diretor da Faculdade de Agronomia e Zootecnia da UFMT, a Semana Acadêmica da Agronomia, almeja a valorização da Instituição Acadêmica e incentiva à carreira dos Engenheiros Agrônomos, como também apresentar, através da integração dos profissionais atuantes na área com os alunos, o campo de trabalho e vivências da futura carreira. “Promover o debate acerca dos paradigmas da agricultura moderna e sustentável, socializar conhecimentos teóricos e práticos adequados para a formação acadêmica e a atualização profissional dos participantes estimulando o envolvimento de docentes e discentes em eventos, visando a discussão dos entraves e das oportunidades de negócios relacionados às ciências agrárias”, destaca.

Os trabalhos da XXVI Semana Acadêmica da Agronomia  irão até sexta-feira, 18 de outubro e contará com diversas palestras e minicursos ligados a área agronômica.

Texto e Fotos: Igor Bastos/Equipe de Comunicação do Crea-MT