Crea-MT participa do XXI Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas no Paraná

29 de outubro de 2019, às 16h16 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

A conselheira suplente do Regional Mato-Grossense pela Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientais de Mato Grosso (Aesa /MT), Eng. Deise Miranda Morimoto que representa a Aesa-MT no comitê da bacia hidrográfica da Margem Esquerda do Rio Cuiabá, que integra o Fórum Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográfica (FECBH) representando o CBH, Margem Esquerda do Rio Cuiabá , esteve presente de 21 a 25 de outubro no Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (XXI ENCOB), na cidade de Foz do Iguaçu no Estado do Paraná. O evento teve como tema central: “Gestão das Águas – #FALACOMITÊ”.

A conselheira suplente do Regional Mato-Grossense pela Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientais de Mato Grosso (Aesa /MT), Eng. Deise Miranda Morimoto.

“ A programação contou com oficinas dos mais variados temas relacionados a gestão hídrica, em parceria com a Itaipu Binacional. Foram selecionados oito roteiros para visitas técnicas, dentre elas Gestão Integrada de Resíduos sólidos, Refúgio Biológico Bela Vista, Usina de Itaipu, Planta de Biogás e Mobilidade Elétrica Sustentável, Central Hidrelétrica de Itaipu, no qual o conhecimento compartilhado mostra os esforços empenhados na gestão dos recursos hídricos para a conservação da biodiversidade, usos múltiplos do reservatório, pesquisa e desenvolvimento sustentável”, detalhou Deise.

A realização do ENCOB tem apontado para a participação de representantes de todos os entes do Sistema Integrado de Recursos Hídricos do Brasil, ou seja, nestes eventos, de forma compartilhada, Poder Público, Usuários, ONGs, Universidades, Municípios, e todos aqueles interessados no tema água, tem a oportunidade de trocar ideias, apresentar experiências exitosas de boa gestão dos recursos hídricos e fundamentalmente, conhecer os modelos atualmente aplicados nos Estados brasileiros no que se refere ao gerenciamento das águas. O evento contou  com a presença de mais de mil pessoas ligadas aos comitês de bacias hidrográficas e outros interessados pelo tema.

Desde os anos de 1998, quando numa reunião realizada na cidade de Porto Alegreno Rio Grande do Sul, representantes de cinco Estados brasileiros definiram a necessidade de trocar experiências entre os vários Comitês de Bacias que vinham sendo implantados no país.

​Paralelamente a este grande cenário de integração e compartilhamento de ações efetivas na gestão das águas, o ENCOB ainda tem fomentado a discussão da gestão das águas transfronteiriças e das águas subterrâneas, o que tem trazido inúmeros técnicos e representantes de outros países para participar do evento.

​Assim, possibilita que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, de modo a apontar para a toda a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos, é um dos principais objetivos desse grande encontro.

​Além desse, integrar todos os organismos e segmentos que compõem e participam do Sistema Nacional de Recursos Hídricos, sejam públicos ou privados, visando possibilitar a discussão participativa e compartilhada no setor, também passa a ser uma das nossas preocupações, como também, discutir os cenários futuros no que se refere aos recursos hídricos no Brasil visando estabelecer metas e diretrizes para a efetivação das políticas públicas ligadas à água em interface como desenvolvimento.

​Dessa forma, o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) pretende realizar um grandioso encontro no Estado do Paraná, para integrar cada vez mais os Comitês de Bacias Hidrográficas de todo Brasil, as discussões acerca dos conflitos pelo uso da água e promover o fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos.

Cristina Cavaleiro/Equipe de Comunicação do Crea-MT com  informações da assessoria do XXI ENCOB