Crea Mato Grosso presente no 1° Seminário Mato-grossense Sobre Redução do Risco de Desastres

31 de outubro de 2019, às 8h58 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

Representando o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente, o assessor parlamentar do Crea-MT, Elói Pereira participou do 1º Seminário Mato-grossense de Redução de Riscos de Desastres, que iniciou quarta-feira, 30 de outubro, no Cenarium Rural, em Cuiabá.

“ O encontro tem o objetivo de desenvolver políticas públicas e fortalecer a participação dos municípios em um sistema de defesa civil. “ O Conselho fiscaliza o exercício ilegal da profissão e trabalha na busca   da excelência em suas ações, muitas vezes, em parceria com outros órgãos públicos, em defesa da sociedade. O evento vem ao encontro das necessidades da população, por mostrar a preocupação de possíveis desastres, a exemplo do prédio que desabou recentemente em Fortaleza no Estado do Ceará”, disse Elói.

Assessor parlamentar do Crea-MT, Elói Pereira

Ainda segundo o assessor parlamentar, na busca Incessante da segurança da sociedade Mato-grossense, na semana passada, o presidente do Crea-MT João Pedro Valente reuniu com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes   para apresentar minuta do decreto que regulamenta a Lei n° 10.492/2017, já aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso(AL-MT) e sancionada pelo Poder Executivo, que determina a realização periódica de autovistoria, a ser realizada pelos condomínios ou por proprietários dos prédios residenciais, comerciais e pelo Poder Público , nos prédios públicos, incluindo estruturas, fachadas, empenas, marquises, telhados e obras de contenção de encostas, bem como todas as instalações, cria o Laudo Técnico de Vistoria Predial(LTVP) no Estado de Mato Grosso e dá outras providências.

Nessa oportunidade, o assessor parlamentar esteve com o secretário chefe da Casa Civil, que disse já ter encaminhado a minuta de regulamentação do decreto feita pelo Crea-MT, para Procuradoria Geral do Estado (PGE).

A Fiscalização Preventiva Integrada(FPI) do Crea-MT, esteve presente representada pelo assessor Operacional, Luiz Filipe Seidel. 

Assessor Operacional da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Luiz Filipe Seidel.

Durante o encontro, o secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil, César Viana de Brum, mostrou que entre as principais estratégias estão o planejamento urbano e o conhecimento acerca dos possíveis desastres que podem ocorrer no Estado.

“É nesse sentido que buscamos o fortalecimento das Defesas Civis municipais, uma vez que os desastres ocorrem nas cidades e as prefeituras são as primeiras a serem acionadas. É de suma importância que os municípios saibam da possibilidade e coloquem em seus planos diretores medidas para a prevenção e redução dos riscos dos desastres”, disse César.

Ele ainda completou que a participação da população também é necessária, uma vez que tendo conhecimento e consciência dos riscos que correm, os moradores podem se auto proteger.

Já o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, asseverou ser uma questão de Estado a redução de riscos de desastres, pois além de afetar toda a população, recursos que são utilizados para a reparação de danos poderiam servir para a promoção de investimentos. De 2010 a 2018, os desastres consumiram R$ 156 milhões para a recuperação de pontes e estradas em Mato Grosso. Os municípios estando preparados, o benefício virá em prol da população, que sofrerá menos com desastres, como estiagem, inundações e incêndios.

O evento segue até quinta-feira, 31 de outubro. Também estavam presentes representes do legislativo, Executivo Estadual, além de profissionais que atuam na área, como policiais militares, bombeiros e militares do Exército, autoridades da Defesa Civil de vários Estados e representantes das Defesas Civis Estadual e municipais.

Cristina Cavaleiro/Equipe de Comunicação do Crea-MT com informações do Governo de MT