Presidente do Crea-MT visita inspetorias de Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis e Sapezal

11 de novembro de 2019, às 15h42 - Tempo de leitura aproximado: 7 minutos

Compartilhar esta notícia

“As inspetorias do Crea Mato Grosso têm a finalidade de levar o atendimento mais próximo dos profissionais e da sociedade. São extensões técnico-administrativas da sede do Conselho, com o intuito de auxiliar os profissionais e a comunidade local nos assuntos relacionados às profissões abrangidas pelo Sistema”, detalhou o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente durante visita nas inspetorias dos municípios de Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis e Sapezal e em empresas da área  tecnológica, durante a  semana passada.

Ainda segundo Valente, o encontro teve como objetivo debater as demandas dos profissionais dessas cidades do interior, e que cada unidade do Regional  instalada, significa presença e proximidade do órgão com os profissionais. “ Entre as principais funções das inspetorias está a fiscalização do exercício ilegal da profissão e serviços técnicos,  bem como a divulgação da legislação do Sistema Confea/Crea e Mútua, a exemplo do Código de Ética e a mobilização da categoria com a realização   de cursos, palestras e seminários, contribuindo com o aprimoramento do exercício profissional”, explicou o presidente João Pedro Valente.

No dia 06 de novembro, o presidente João Valente visitou o município de Tangará da Serra, cidade na  qual possui inspetoria e atende também os municípios de Barra do Bugres, Nova Olímpia, Denise e Porto Estrela. Durante o encontro, João Valente encontrou com profissionais e representantes da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Tangará da Serra (AEATGA) e da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Tangará da Serra (AEATS). Na reunião, o presidente destacou a relevância  do encontro  e como é importante a aproximação com os profissionais. “Estamos aqui para conversar   e ouvir  sobre suas necessidades e entendimentos das atividades  junto ao  conselho. Esses profissionais  devidamente registrados precisam se sentir seguros e entender que o Crea Mato Grosso  está aqui em sua cidade para atendê-los da melhor maneira possível.

Eng. Civil Bruno Narezzi de Oliveira.

Para o Eng. civil   de  Tangará da Serra, Bruno Narezzi de Oliveira, o encontro  foi esclarecedor, servindo para sanar  dúvidas  relacionadas a profissão.  “Aqui em nossa cidade assim como  outras temos pessoas que se dizem profissionais, mas não estão legalmente habilitados ou nem se quer possuem  registrados no Crea-MT. É  preciso que a fiscalização  seja mais atuante neste ponto. A partir daí o presidente nos esclareceu como as intensificações das ações fiscais estão acontecendo em todo o estado, e  principalmente no que tange ao exercício ilegal da profissão”, destaca o engenheiro civil.

Na oportunidade,  Valente visitou a  prefeitura do  municipal de Tangará da Serra e reuniu com o  prefeito Fabio Junqueira,  onde discutiram sobre a doação do terreno através do município para construção da sede própria do Conselho Regional em Tangará da Serra. “A visita na prefeitura de  Tangara foi para conhecer o poder executivo municipal e debater sobre o terreno e a construção da sede própria na cidade, devido  a cidade  possuir  um grande número  de profissionais registrados. Com a  construção da sede própria  poderemos oferecer um atendimento assertivo, não só para os profissionais mas também para população do município, pois a sede própria conta  com espaço para Entidades de Classe e  auditório para  realização  de cursos  e eventos em prol de toda Tangará da Serra”, enaltece Valente.

Prefeito de Tangará da Serra Fabio Junqueira.

De acordo com o prefeito Fabio Junqueira esta ação só  irá  trazer benefícios a região. “A  presença do  Crea-MT é relevante  e   com a construção da sede teremos uma fiscalização  efetiva em nosso município, que possui   muitos profissionais da  área agronômica e  tecnológica. Por tanto, eles  precisam de  um local apropriado para exercer suas atividades.  É fato que todos nós seremos  beneficiados com  a sede própria do  Crea-MT  em Tangará.  A prefeitura está de portas abertas para atendê-los da melhor maneira possível”, esclarece o prefeito.

Confira a reportagem sobre a reunião entre o presidente do Crea-MT e o prefeito de Tangará da Serra  realizada pela TV local de Tangará da Serra aqui.

No  dia 07 de novembro, o  presidente do Crea-MT visitou a  inspetoria do município de  Campo Novo do Parecis,  unidade que já possui  sede própria.  No local, reuniu com profissionais, destacando a importância de debater demandas e dúvidas dos  presentes no encontro.

Eng. Civil Weyghon Vieira e presidente do Crea-MT João Pedro Valente.

Durante o encontro, o Eng. civil Weyghon Vieira disse que é um marco para Campo Novo do Parecis a presença  de João Pedro Valente. “Tivemos a oportunidade de expor os problemas com relação a atividade no município, como o  aumento da fiscalização em obras, principalmente as particulares”, ressaltou o profissional.

A   inspetoria da cidade de Sapezal,  que também é sede própria recebeu a visita do presidente. A unidade, foi  inaugurada  em 2018, atendendo também profissionais dos munícipios de Campos de Júlio e Comodoro. Na ocasião,   Valente   visitou empresas que exercem atividades relativas a área tecnológica. “Esses empreendimentos   empregam  vários profissionais que fazem parte do nosso Sistema. São empresas que trabalham com insumos agropecuários, agricultura, pecuária, entre outras atividades. Muitas vezes esses profissionais não  compreendem  qual  o papel do Conselho. Essa é uma oportunidade  para mostrar  a importância do  Crea Mato Grosso para o profissional”, expõe Valente.

Presidente do Crea-MT e Eng. Agrônomo Filemom Feitosa

Ainda em Sapezal, João Pedro Valente  reuniu  com os profissionais do município na inspetoria,  tendo como pauta principal,  as ações relativas a profissão.  Ao  parabenizar o   presidente João Valente  pela visita, o empresário  de Sapezal, engenheiro agrônomo Filemom Feitosa ressaltou  que o encontro é uma  aproximação entre Crea-MT e  profissionais da região.  “ Parabenizo a atitude  do Valente ao escutar os questionamentos e debater as melhorias que precisam serem feitas.   Uma oportunidade  de ouvir os profissionais,  uma forma  humanizar  o conselho.  Vemos com bons olhos atitudes como esta, pois o presidente está disposto a nos escutar,  entender e além de tudo acatar  nossas  críticas e elogios, que são para beneficiar a população de Sapezal e o estado como um todo”, agradece o engenheiro agrônomo.

” Considero como produtivas  todas  as visitas , dessa forma  os profissionais tiveram a oportunidade  de serem  ouvidos, ao exporem seus questionamentos e as  demandas das inspetorias. Colaboradores , inspetores e profissionais debateram sobre as melhorias e desafios encontrados  no cotidiano de suas atividades. A partir  do próximo ano  pretendemos implantar o  eCrea,   um Sistema   que irá   proporcionar   celeridade  e agilidade nas solicitações dos profissionais, melhorando  exponencialmente as atividades do Crea-MT”, detalhou o presidente do Regional Mato-grossense.

Durante as reuniões o Diretor Administrativo da Mútua-MT, Mario Cavalcante apresentou aos profissionais as vantagens de serem associado a Caixa de Assistência do sistema Confea/Crea/Mutua e os benefícios que ela pode oferecer. “Exclusivo para associados, o TecnoPrev traz oportunidades como taxas inferiores às praticadas no mercado e a possibilidade de ampliar a dedução no Imposto de Renda. Com foco em melhorar a qualidade de vida e a prestação de benefícios para os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, a Caixa de Assistência busca conferir apoio, segurança, saúde e estabilidade aos associados e suas famílias, por meio de seus produtos e serviços. E além de oferecer facilidades financeiras ao longo da vida laboral, a Mútua proporciona vantagens também na hora de se aposentar”, detalha o diretor.

 

 

 

 

Texto e fotos: Igor Bastos/Equipe de Comunicação do Crea-MT