Crea-MT: Conselheira destaca trabalhos desempenhados pela Engenharia de Segurança do Trabalho
27 de novembro de 2019, às 12h12 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Para homenagear o Dia dos Engenheiros de Segurança do Trabalho do Sistema, comemorado em 27 de novembro, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de mato Grosso (Crea-MT) entrevistou a presidente da Associação Mato-grossense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Amaest), conselheira Suzan Lannes de Andrade.
A presidente da Entidade de Classe, Amaeste é formada em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e em Segurança do Trabalho na Universidade de Cuiabá (Unic).
Especializada em Saúde Pública pelo Centro Universitário São Camilo, no estado de São Paulo, além de mestrado em Saúde e Ambiente, pela UFMT e doutorado em Ciências Ambientais. Desenvolveu trabalhos na Companhia de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (Codemat), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso(AL/MT) e na Secretaria de Estado de maio Ambiente(Sema/MT), onde atuava na análise de Estudo de Impacto Ambiental, Diagnósticos Ambientais, Elaboração de Termo de Referência (TOR), Relatório Ambiental Simplificado( RAS), analise de indústria, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), Aterro Sanitários e outros, além de prestar serviço de consultoria na área de Segurança do Trabalho e engenharia Sanitária.
Gecom-O que faz um engenheiro e técnico de segurança do trabalho?
Suzan- É o profissional responsável por coordenar e efetuar análise de projetos a serem implantados, em conjunto com as áreas técnicas, recomendando alterações, visando eliminar ou minimizar riscos de acidentes e doenças ocupacionais.
Além disso, é o profissional legalmente habilitado, juntamente com o médico do trabalho, para realizar laudos de insalubridade, periculosidade, acidente do trabalho e o Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho – LTCAT. Esses documentos, por exemplo, somente têm validade se realizados por um engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho.
Considero que o papel do profissional dentro das empresas é essencial, pois é de sua responsabilidade garantir a segurança de todos.
Gecom–Atualmente, como está o mercado de trabalho para o engenheiro de segurança do Trabalho?
Suzan- O país anda enfrentado uma crise econômica sem precedentes que assolou a nação nos últimos anos, a engenharia de segurança do trabalho também passa por dificuldades, uma vez que o crescimento do mercado para o engenheiro em segurança do trabalho se dá na necessidade de atender a demanda dos novos modelos de empresas brasileiras e pela insegurança , os empresários pouco investem no Brasil, mas mesmo assim como esta possui um leque de diversas áreas em que este profissional pode atuar , ou seja, existe muito trabalho disponível.
Gecom–Em quais áreas o profissional pode atuar?
Suzan – Elaboração de projetos de segurança contra incêndio e pânico – PSCIP, diversos laudos, PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho em empresas públicas ou privadas.
Cristina Cavaleiro/Equipe de Comunicação do Crea-MT