Curso de geoprocessamento em sensoriamento remoto em Cuiabá-MT
A GEOS Escola é uma empresa incubada no Tecnoparq da Universidade Federal de Viçosa, com mais de 5 anos de experiência e 3 mil alunos por todo o Brasil, que atua com ensino e consultoria em geoprocessamento.
Ressaltamos a importância da parceria entre a GEOS Escola e CREA-MT, sendo um meio de estar oferecendo e divulgando atividades extras de extensão pelo Conselho, gerando bom marketing e relacionamento com seus profissionais registrados.
Outro ponto a ser considerado é a aproximação de profissionais que não são registrados ao CREA-MT, com a participação nas atividades de extensão. A presença destes profissionais nas atividades oferecidas, gera marketing, e consequentemente, pode resultar no registro dos mesmos no CREA-MT.
A GEOS Escola já obteve ótimos resultados com parcerias com outros Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia ao longo do país (ANEXO I), exemplo de parceria firmada constante com o estado do Mato Grosso, CREA-MT. Sendo as maiores parcerias com Empresas Juniores de diversas Universidades Federais ao longo do país.
O curso de geoprocessamento em sensoriamento remoto em Cuiabá-MT será realizado de 21 a 24 de Janeiro, ás 18h às 22h e nos dias 25 de Janeiro de 08h às 18h horas e dia 26 de Janeiro de 08h às 12h horas.
O curso é de suma importância na formação acadêmico/profissional dos alunos de graduação e pós-graduação bem como de professores e profissionais técnicos. A ementa do curso segue conforme ANEXO II.
Sendo contrapartida da GEOS Escola:
- Realizar a matrícula e disponibilizar material didático ao aluno;
- Suporte ao aluno com acesso ao portal do aluno após a matrícula para download de materiais e banco de dados utilizados no curso;
- Suporte aos alunos na etapa semi-presencial;
- Disponibilizar 2 (duas) bolsas integrais com 100% de desconto na inscrição para o CREA-MT;
- Disponibilizar desconto de 10% para associados ao CREA-MT à nível estadual;
- Disponibilizar os materiais de divulgação com a logomarca do CREA-MT.
Sendo contrapartida do CREA-MT:
- Realizar divulgação do curso por todos os possíveis meios de comunicação (email, site, redes sociais) aos associados e profissionais do banco de dados do CREA-MT, a nível estadual (nível estadual refere-se ao envio da divulgação à todos os escritórios do CREA-MT espalhados no Mato Grosso e estes escritórios o envio aos seus respectivos profissionais registrados e para possíveis contatos do banco de dados).
ANEXO I
Conselhos Parceiros da GEOS Escola:
Viçosa-MG, 09 de Dezembro de 2019.
Eng. Agrônomo D.Sc.: Alixandre Sanquetta Laporti Luppi
Diretor Executivo – GEOS Escola
ANEXO II
EMENTA DO CURSO DE 120 HORAS
EMENTA: Teoria = T e Prática = P
- Apresentação do curso (T);
1.1. Apresentação do professor e da GEOS Escola;
1.2. Apresentação e debate da ementa do curso;
1.3. Dicas para facilitar o aprendizado durante o curso;
1.4. Apresentação dos alunos participantes;
1.5. Organização do Banco de Dados Espaciais utilizados no curso;
- Introdução e Revisão ao SIG (T);
2.1. Fontes de dados espaciais primários e secundários;
2.2. Formato de dados espaciais digitais (vetorial e matricial);
- Introdução ao ArcGIS (T);
3.1. Versões;
3.2. Funcionalidades dos aplicativos do pacote ArcGIS;
3.3. Comparação do ArcGIS com outros SIG’s do mercado (QGIS, Spring…);
- Elaboração do primeiro mapeamento (P);
4.1. Ferramentas básicas do ArcMap;
4.2. Importação e exportação de dados espaciais;
4.3. Tabela de Atributos;
4.4. Mapeamento temático;
4.5. Rotulagem;
4.6. Recorte (Clip);
4.7. Ferramentas de elaboração de mapas;
4.8. Título, Legenda, Norte, Barra de escala, Grid e Texto (Fonte e Sistema de Coordenadas);
- Geodésia e Cartografia (T);
5.1. Geóide;
5.2. Elipsóide;
5.3. Sistema de Coordenadas Geodésicas (Lat/Long);
5.4. Sistemas de Projeção Cartográfica;
5.5. Sistema de Projeção Cartográfica – Universal Transverse de Mercator (UTM);
5.6. Sistema Geodésico de Referência – Datum;
5.7. Carta do mundo ao milionésimo e seus desdobramentos em folhas.
- S.R 1 – Processamento Digital de Imagens I – Correção Geométrica (Georreferenciamento) (T + P);
6.1. Adição de Pontos de Controle
6.2. Avaliação do erro estatístico RMS
6.3. Ferramentas de atribuição e conversão de sistemas de coordenadas;
- S.R 2 Fundamentos de Sensoriamento Remoto (T):
7.1. Tipos de Sensores;
7.2. Espectro eletromagnético;
7.3. Interação da energia solar com a superfície de alvos;
7.4. Assinatura Espectral;
7.5. Diferença de imagem x foto;
7.6. Resolução espacial, espectral, radiométrica e temporal;
7.7. Sensores e Satélites (Landsat, Sentinel, SPOT, RapidEye, CBERS e Worldview);
7.8. Aplicações de Sensoriamento Remoto;
- S.R 3 Aquisição de dados espaciais (T + P);
8.1. Sites de aquisição de arquivos vetoriais shapefiles (T);
8.2. Site de aquisição de arquivos raster e imagens de satélite (T);
8.3. Download de dados vetoriais shapefile e imagens de satélite (Landsat, Sentinel e CBERS – NASA, ESA/Copernicus, INPE) (P);
8.4. Visualização de imagens de sensores satélites (P);
8.5. Geração de carta imagem (P).
- S.R 4 – Técnicas de Interpretação Visual de Imagens ou Fotointerpretação (T + P);
9.1. Identificação, determinação e interpretação (T);
9.2. Forma, textura e cor (T).
9.3. Elementos, resposta espectral e chaves de interpretação;
9.4. Geração de shapefiles de classificação do uso do solo sobre uma imagem – Exemplo prático do Cadastro Ambiental Rural (CAR) (P);
9.5. Áreas consolidadas – Nota Técnica nº 001/2017/CGMA/SRMA/SEMA-MT (T + P).
9.6. Conceitos de corte raso, degradação florestal e exploração florestal e a identificação destes tipos em imagens de satélite;
9.7. Interpretação da cobertura vegetal (vegetação nativa, afloramentos rochosos, área desmatada, queimadas, exploração, degradação) nos diferentes biomas (Floresta, Cerrado, Pantanal e áreas úmidas);
- S.R 5 – Processamento Digital de Imagens II – Mosaico de Imagens (T + P);
- S.R 6 – Processamento Digital de Imagens III – Normalização Radiométrica (T + P);
- S.R 7 – Processamento Digital de Imagens IV – Correção Radiométrica (T + P);
- S.R 8 – Processamento Digital de Imagens V – Realce por Filtragem (T + P);
- S.R 9 – Processamento Digital de Imagens VI – Realce por Contraste (T + P);
- S.R 10 – Processamento Digital de Imagens VII – Composição de Bandas (T + P);
- S.R 11 – Processamento Digital de Imagens VIII – Índices de Vegetação (T + P);
16.1. Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (IVDN ou NDVI);
16.2. Fração por Diferença Normalizada – NDFI (identificação de exploração florestal);
16.3. Interpretação de série temporal de imagens de Índice de Vegetação – NDVI.
- S.R 12 – Processamento Digital de Imagens IX – Classificação Não Supervisionada (T + P);
- S.R 13 – Processamento Digital de Imagens X – Classificação Supervisionada (T + P);
18.1. Detecção automática de classes do uso do solo;
18.2. Auxílio na análise de áreas consolidadas (Nota Técnica nº 001/2017/CGMA/SRMA/SEMA-MT (T + P).
- S.R 14 – Metodologia para análise temporal para elaboração de dinâmica de alteração da paisagem (T + P);
19.1. Desmatamento florestal, cicatriz de queimada e culturas agrícolas.
Curso de 4 dias na qual é possível alcançar 40 horas presenciais. As outras 80 horas semipresenciais são pertinentes à elaboração de exercícios propostos em sala com data fixada para entrega dos mesmos e liberação dos certificados. Totalizando 120 horas em certificado.
Outras informações: Email: contato@geosescola.com.br / geosescola@gmail.com/ Skype: geos.escola / Twitter: @geosescola/ Celular / Whatsapp: + 55 31 9 2000 – 4797