Crea-MT visita Incra, Sema-MT, Sinfra-MT, Indea-MT e Sincop-MT para apresentar o novo Sistema eCrea
9 de janeiro de 2020, às 16h56 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente, reuniu essa semana com a Superintendência Regional do Incra em Mato Grosso, Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema-MT), Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) e o Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de Mato Grosso (Sincop-MT) para informar sobre o recadastramento dos profissionais do Sistema Confea/Crea no quadro de colaboradores desses órgãos e entidade no novo Sistema e apresentar sobre a importância do preenchimento da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), no eCrea.
“ A ideia é mostrar todo funcionamento da nova ferramenta do preenchimento da ART no Sistema eCrea, além de esclarecer eventuais dúvidas na tabela de Obras e Serviços, a tabela TOS. Em 2018, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o Confea , divulgou duas decisões plenárias. A de n° 430 e n° 1.853. Essas decisões impuseram aos Creas a necessidade de publicar a tabela de Obras e Serviços unificada (TOS). Antes o nosso Regional tinha um Sistema corporativo chamado Apolo, a ferramenta não era compatível com essa tabela, portanto não foi possível implementar a tabela”, detalhou o presidente do Crea-MT, João Pedro Valente.
Valente disse ainda que a equipe de Tecnologia da Informação tinha um prazo para a implementação da tabela TOS, onde o período máximo era 31 de dezembro de 2019. Nesse período o Crea-MT buscou parcerias e implementou com de forma conveniada com Crea-MS, o eCrea, que é um sistema corporativo, daquele Regional, e passamos a operar em janeiro deste ano.
“O Tribunal de Contas da União (TCU), recomendou ao Sistema Confea/Crea ter um banco de dados com as ARTs emitidas em todo Brasil. Dessa forma, fomos obrigados a fazer esse repositório e implementar, porque o prazo era até o final de 2019. Com a implementação da tabela TOS, deixam de ser utilizados os códigos de obras e serviços na hora do preenchimento da ART, passando a utilizar nomenclaturas técnicas. O Sistema de ART utilizado no eCrea permite inserir na observação complementar um resumo com até 100 caracteres, conforme definido pela resolução n° 1025 de 200, do Confea. Essa mudança foi necessária para o cumprimento da legislação em vigor”, ressaltou Valente.
Para a coordenadora de Acervo Técnico (CATE) do Crea-MT, Susana Pacheco, devido à grande quantidade de ARTs emitidas na Sema-MT, foi definido durante o encontro que o Regional Mato-grossense encaminhará uma equipe da CATE para tirar dúvidas de profissionais do Sistema Confea/Crea que fazem parte do quadro de colaboradores desses órgãos sobre o preenchimento de ART no eCrea.
“ Entendemos que existe a necessidade de melhores esclarecimentos aos profissionais acerca das mudanças. O principal objetivo será mostrar as adequações da ART nesse novo sistema, inclusive a tabela TOS”, disparou Susana.
O Crea Mato Grosso realizará todas às quartas-feiras, das 18h30 ás 20h, no auditório do Crea-MT, Treinamento de Preenchimento de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) no eCrea, até que todos os questionamentos dos profissionais sejam sanados. Lembrado que são disponibilizadas 70 vagas por semana e o link de inscrição está sendo divulgado no site do Regional Mato-grossense.
Cristina Cavaleiro-Equipe de Comunicação do Crea-MT