22° CONEST é realizado em Cuiabá
4 de dezembro de 2020, às 9h37 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
A Capital Mato-grossense recebeu nos dias 02, 03 e 04 de dezembro, o 22º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho. O evento, realizado no Hotel Fazendo Mato Grosso, teve a participação do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente, e outras autoridades durante a cerimônia de abertura do evento.
João Valente comentou da satisfação de receber os profissionais para discutir uma área tão importante quanto a da segurança do trabalho. “Através das condições que a pandemia nos trouxe aprendemos lidar com situações que antes não eram cogitadas, hoje realizamos cursos e palestras através de videoconferências trazendo mais celeridade e maior participação de nossos profissionais, e os que se fazem presente no evento aproveitem ao máximo e levem com vocês o conhecimento de uma atividade tão importante como esta que é a de Engenharia de Segurança do Trabalho”, destacou o presidente do Crea-MT.
A presidente da Associação Mato-Grossense de Engenharia de Segurança do Trabalho (ANEST), Suzan Lannes congratulou os profissionais presentes no auditório. “Sei que muitos de vocês estão preocupados com as decorrências desta pandemia que assola o nosso país e o mundo, mas são muitos destemidos e acreditaram na associação que poderia proporcionar a todos um congresso de muito conteúdo e que respeite todas as medidas preventivas ao combate do COVID-19”, discursou Suzan.
O coordenador de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEST) do Confea, Milton Alves, também elogiou a organização do evento. “ Parabenizo todos os colaboradores do Crea-MT e do Confea que organizaram este evento, pois com o esforço destas pessoas, os profissionais estão resguardados e preparados para participarem do evento”.
Ao final da abertura o representante do presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (ANEST), Engenheiro Francisco Machado, fez um panorama geral do congresso e destacou a importância da realização do CONEST. “O engenheiro de segurança do trabalho, cumpre papel de destaque no gerenciamento do ambiente de trabalho, seja desenvolvendo projetos e ações prevencionistas ou mesmo atuando como Perito Trabalhista. Atualmente, de acordo com dados estatísticos do Confea, são 62 mil profissionais dessa modalidade da Engenharia no país, ativos cadastrados nos Conselhos Regionais de Agronomia e Engenharia. Neste contexto, entende-se importantíssima realização de eventos do nosso segmento, como o 22º CONEST. Tal evento, abre oportunidade para os profissionais que atuam nessa área para atualização técnica, científica e legislativa, contato com experiências bem-sucedidas em Segurança e Saúde no Trabalho, além de integração da classe”.
A comissão científica do CONEST desenvolveu uma programação com temas que serão apresentados por diversos especialistas no assunto, os quais promoverão uma gama de debates contribuindo ainda mais para o desenvolvimento e conhecimentos de todos os participantes presentes no congresso. Segue algumas atividades apresentadas no congresso: Desafios da Segurança do Trabalho no Cenário Nacional; Técnicas de Engenharia de Segurança do Trabalho; A Mulher em Destaque na Engenharia de Segurança do Trabalho, entre outros.
Igor Bastos/Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar(GEMAR)