Sobrecarga e falta de manutenção são principais causas de acidentes prediais no país
23 de novembro de 2012, às 3h53 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Cinquenta e sete por cento dos acidentes prediais no país são decorrentes de problemas na estrutura predial, 11% estão na fachada, 10% no telhado, 8% nos revestimentos, 5% no sistema construtivo da alvenaria e apenas 3% dos acidentes são registrados com elevadores e instalações de gás. As informações são do engenheiro civil Marcelo Soares Saldanha, durante sua palestra na 69ª Soea, nessa quinta-feira (22), em Brasília.
Segundo o engenheiro que também é presidente do Instituto Brasileiro de Perícias da Engenharia do Rio Grande do Sul (Ibape-RS), a inspeção predial, tema de sua palestra, é uma ferramenta de diagnóstico da engenharia para a manutenção de prédios. “Manutenção e inspeção precisam ser feitas por profissional habilitado, pois possui técnica e normas”, enfatizou.
Além de manter a qualidade e o valor econômico das edificações a inspeção pode evitar tragédias. “O concreto é quase indestrutível, mas avisa quando sua vida útil está acabando e somente profissionais com técnica são capazes de diagnosticar a solução para recuperação dessas estruturas. Daí a importância da aprovação de leis como o projeto do senador Marcelo Crivella -491/2011, que torna obrigatória a inspeção predial”, informou.
Saldanha também lembrou à plateia que a inspeção predial no país não pode depender de leis, mas sim de uma mudança de cultura. “Na verdade para fazer manutenção não precisamos de lei e sim de cultura de investir na qualidade das edificações”.
Entre os maiores vilões citados pelo palestrante à ‘saúde’ das edificações está a água que causa infiltrações e corrosões, em seguida as falhas originadas pela falta de manutenção e uso inadequado das instalações e, por último, as anomalias construtivas. “As sobrecargas originadas pela colocação de pisos sobre pisos ou novas paredes causam deformações e chamamos de mau uso das instalações”, explicou.
A inspeção predial é composta por cinco principais etapas: a vistoria, que constata a situação; a inspeção, que é a vistoria com análise; auditoria, quando fazemos os ensaios e sondagens; a perícia, que levanta a causa da patologia e, por último a consultoria, a qual prescreve a solução do problema.